O que é marketing
O marketing vai muito além de vender algo, já que é que atua na criação, entrega e troca de ofertas com valor.
Assim, o marketing identifica e antecipa necessidades do cliente para conseguir atender esses desejos, tendo o lucro como objetivo final.
Além do lucro, o marketing também tem como objetivos vender mais, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade de marcas e causas, gerenciar a imagem de uma marca e construir boas relações.
O marketing surgiu após o capitalismo para atender a necessidade de aumento do lucro e após a Revolução Industrial, que aumentou a quantidade de produtos no mercado. Portanto, o marketing foi moldado ao longo dos séculos para o que é conhecido na atualidade.
Além disso, surgiram também novos tipos de marketing por causa de novas tecnologias e modos de consumo da sociedade. Alguns desses novos formatos de marketing são:
- Marketing de conteúdo: materiais relevantes e instrutivos relacionados a um produto;
- Marketing digital: aplicação de estratégias do marketing aos meios digitais, como redes sociais e sites;
- Marketing pessoal: uso das técnicas do marketing para representar uma pessoa de acordo com seus valores, características e personalidade.
Por causa da importância do marketing para marcas, existem profissionais de marketing dedicados a atender diferentes setores da comunicação e do posicionamento da empresa.
Veja também: O que é capitalismo