O que é moral

Moral é uma palavra abstrata para muitas pessoas, mas possui um significado rico que pode ser útil para a vida em sociedade.

0

O que é moral

Na filosofia, a moral é que remete a princípio, valor e regra que as pessoas devem seguir parar viver bem em sociedade. No entanto, isso não é algo definido apenas por livros e leis, sendo algo que faz parte das atitudes cotidianas.

Sendo assim, a moral é o que rege o comportamento coletivo a partir de certos princípios, já que é o conjunto de regras, normas e noções do que é certo e errado em uma sociedade. Dessa forma, a moral está ligada aos conceitos de justiça, ação e dever, pois se relaciona com os jeitos de agir para o bem coletivo, ao invés de cada um priorizar a si mesmo.

Diferença entre ética e moral

As duas palavras são sempre associadas, mas possuem significados diferentes. Enquanto a moral parte de um comportamento coletivo guiado por regras, a ética se refere ao comportamento individual que é o reflexo das regras de conduta.

Sendo assim, a moral está ligada aos hábitos e costumes de um povo, que podem ser alterados de tempos em tempos e que também variam de acordo com o local. Por isso, pode ser influenciada por diferentes aspectos da sociedade, como religião e acesso à informação, sendo algo muito mais ligado a preceitos e normas de proibição ou permissão.

Alguns exemplos de temas que podem exemplificar os conceitos de moral são a homossexualidade e o feminismo. Para algumas pessoas e sociedades, não existem problemas em ser homossexual ou defender no feminismo. No entanto, para outras, esses são dois aspectos que podem ser problemáticos dos pontos de vista religiosos e culturais.

A ética, por sua vez, não é algo relativo, sendo mais relacionada ao pensamento que promove ações que não atrapalhem a vida em sociedade e a individualidade das outras pessoas. Portanto, exemplos de ética são respeitar as leis, não pegar algo que não é seu e não prejudicar os outros.

Veja também:

você pode gostar também