O que é PIS

Programa de Integração Social, ou somente PIS, é um programa que garante o acesso do trabalhador a benefícios como o seguro-desemprego.

0
PIS é a sigla para Programa de Integração Social. Esse programa foi criado em 1970 e consiste em um imposto pago pelas empresas destinada aos trabalhadores do setor privado. O PIS é o que garante o acesso do trabalhador a benefícios como o seguro-desemprego.

Desde 1988, a contribuição do PIS é chamada de Abono Salarial, que equivale a um salário mínimo. Tem direito ao abono salarial somente os trabalhadores que recebem até dois salários-mínimos.

Além disso, o abono salarial só é disponibilizado para trabalhadores que tenham registro no PIS há, pelo menos, cinco anos e que tenham trabalhado por, no mínimo, 30 dias no ano.

Portanto, para ter direito ao abono salarial é necessário ter um trabalho formalizado por meio da Carteira de Trabalho e da Previdência Social (CTPS). Assim, quem é microempreendedor individual (MEI) não tem direito ao abono salarial.

Como saber meu número do PIS

O número do PIS consta na Carteira de Trabalho e da Previdência Social (CTPS), no holerite de pagamento, no extrato do FGTS e no cartão Cidadão. Além disso, é possível consultar o número do PIS em uma agência da Caixa Econômica Federal, sob apresentação de documento oficial com foto.

Veja também:

você pode gostar também