O que é portfólio
Portfólio é um importante documento para que a pessoa consiga contratações. É através dele que os clientes conhecem as habilidades do outro.
O portfólio consiste em uma coleção de trabalhos que já foram realizados por uma empresa ou pessoa. Existem diversos tipos de portfólios, que variam de acordo com o segmento do empreendimento.
Esse tipo de documento é muito importante para que os profissionais mostrem um pouco do que podem fazer. Normalmente, ele é iniciado durante a vida acadêmica, principalmente para profissionais da comunicação.
Antes da internet, era muito comum encontrar profissionais em busca de emprego com grandes pastas para mostrar o trabalho. Atualmente, isso é bem raro, o comum é encontrar portfólios em ambientes digitais.
Esse é um meio mais prático, já que a pessoa pode exibir tudo em qualquer lugar, além de enviá-lo para quem desejar.
Tipos de portfólio
Existem vários tipos de portfólios. Estes podem ser usados de acordo com os diferentes objetivos profissionais. Confira abaixo:
Portfólio impresso
O portfólio impresso pode causar um grande impacto no cliente. Mesmo que seja possível mostrar fotos e projetos via tablet ou celular, a forma impressa é mais marcante.
Portfólio digital
Esse tipo de portfólio pode ser criado com pouco ou sem nenhum custo. A forma digital é importante principalmente para pessoas que trabalham com internet, como designers e produtores web.
Portfólio em PDF
O arquivo em PDF pode contar com inúmeras páginas e, da mesma forma, pode abrir em praticamente todos os computadores.
Plataformas online
Existem várias plataformas na internet que são bem intuitivas, simples e funcionais. Dessa forma, basta encaminhar um link e o contratador ou o cliente poderá ver as suas experiências.
Como criar um portfólio
Criar um portfólio basta pensar na seguinte sequência:
- Tenha em mente qual o objetivo do portfólio.
- Selecione seus principais trabalhos. Caso você nunca tenha trabalhado na área, selecione suas atividades acadêmicas.
- Crie uma apresentação pessoal.
- Aposte na simplicidade. Não exagere, mas use sua criatividade!
- Facilite a navegação criando categorias e utilizando fontes legíveis.
Veja também: