O que é bibliografia

A bibliografia geralmente se localiza no final de um trabalho. Em seu corpo, encontra-se o nome das obras consultadas para elaborar o material.

0

A bibliografia é um termo utilizado para a listagem das consultas de um determinado trabalho escrito. Seu objetivo é mostrar que as opiniões dispostas no documento são sustentadas pelas fontes que foram consultadas.

Normalmente a bibliografia se encontra no final do trabalho. Essas referências não estão relacionadas somente a livros, mas também revistas, sites da internet, vídeos, jornais, ou qualquer outro recurso utilizado para complementar o documento.

Com o objetivo de auxiliar os alunos, é muito comum que os professores universitários sugiram uma bibliografia específica, com autores que servirão como base para os estudos do semeste.

O que deve está incluso na bibliografia? 

O normativo em vigor que orienta o que deve estar descrito na bibliografia é a NBR 6023:2002.

Segundo a norma, deve estar incluso na bibliografia:

  • Autoria;
  • Título e substítulo;
  • Edição;
  • Local de publicação;
  • Editora;
  • Data.

Diferença entre bibliografia e referências bibliográficas

A bibliografia é o conjunto das obras consultadas, ou seja, tudo o que a pessoa leu ou assistiu para aprofundar o conhecimento sobre a temática. Geralmente isso está indicado nas últimas páginas do material.

Já as referências bibliográficas são feitas cada vez que se insere uma citação, indicando os autores que afirmaram a sentença. No final do trabalho, cada um desses autores que foram citados devem estar inclusos na bibliografia.

Norma técnica 

A bibliografia cita as obras que foram consultadas durante a elaboração do trabalho. Para isso, é normal que os pesquisadores sigam as normas adequadas para a padronização do material.

No Brasil, o órgão responsável pela normalização técnica é a Associação Brasileira de de Normas Técnicas (ABNT).

Veja também:

você pode gostar também