O que é resenha

Resenha é um gênero textual que descreve e analisa outra obra, como um livro, filme e trabalho científico, por exemplo.

0

Toda unidade de sentido produzida por um autor e interpretada por um leitor é um texto. Assim, imagens e vídeos também podem ser textos. Por não conter palavras, as imagens são consideradas textos não verbais.

Já os textos chamados de verbais são compostos por palavras e podem ser escritos de diversas formas para alcançar diferentes objetivos.

No cotidiano, é comum entrar em contato com vários tipos de texto, como mensagens e notícias, enquanto alguns ficam restritos a certos contextos, como o artigo e a resenha.

O que é resenha

A resenha é um tipo de texto que possui o objetivo de descrever e analisar outras obras, desde livros até filmes e músicas. Portanto, a resenha serve para apresentar uma obra e a opinião pessoal do resenhista sobre ela.

Dessa forma, a resenha apresenta pontos de vista sobre o conteúdo de outras obras, podendo abordar diversos aspectos, como qualidade, estética e contexto de produção.

Além disso, a resenha também pode trazer metáforas, comparações e referências de outros autores.

Características da resenha

Geralmente, resenha é um tipo textual muito utilizado no contexto acadêmico para analisar obras de uma determinada área científica.

No entanto, esse tipo de texto também é adaptado com frequência para contextos mais cotidianos, como na crítica de produtos de entretenimento.

Sendo assim, o contexto de circulação da resenha influencia na forma como ela vai ser escrita. Por via de regra, as características da resenha são:

  • Concisão: o texto deve se prender ao que é necessário, já que deve ser uma descrição e análise que deve servir para conhecer o conteúdo da outra obra sem ver o material original.
  • Objetividade: principalmente para textos científicos, o uso do sentido literal impede que a resenha não represente a importância da ciência.
  • Uso da norma-padrão da língua: a escrita deve seguir as nomas gramáticas da língua portuguesa para que a resenha possa ser compreendida pela maior parte das pessoas, sem necessidade de uma linguagem rebuscada.
  • Utilização de um método: a resenha deve seguir uma estrutura clara que cumpra o objetivo do texto.

Tipos de resenha

Resenhas podem cumprir objetivos diferentes. Por isso, existem dois tipos de resenhas:

  • Resenha descritiva: descreve uma obra e relaciona com outros tipos de textos, sem a opinião do autor.
  • Resenha crítica ou opinativa: também apresenta e descreve a obra, mas conta com a opinião do autor.

Diferença de resumo e resenha

Conforme foi apresentado, a resenha tem como função descrever uma obra, sendo um texto muito parecido com o resumo. Como o nome indica, esse gênero textual visa resumir uma obra ao retirar dela apenas as informações mais importantes.

Sendo assim, existe um resumo em toda resenha. No entanto, a resenha não se prende somente a obra resenhada e pode conter novas informações, como comparações e a opinião do autor.

Veja também:

você pode gostar também