O que é tecnologia

A tecnologia envolve os avanços humanos e não está ligada totalmente a grandes computadores, mas também à descoberta do fogo e invenção da roda.

0

A tecnologia é um objeto de estudo da ciência e engenharia, que envolve diversas técnicas, métodos e instrumentos que buscam a resolução de problemas.

Muitas pessoas acreditam que tecnologia envolve apenas grandes computadores modernos, robôs, carros voadores, entre outros. O que nem todos sabem, é que a tecnologia é mais antiga do que podemos imaginar.

Não se sabe ao certo quando se iniciaram os primeiros avanços humanos. Porém, sabe-se que o fogo, por exemplo, pode ser considerado um sinal do início da tecnologia, assim como as ferramentas básicas criadas com materiais rústicos.

Invenções tecnológicas

A descoberta do fogo, assim como a invenção da roda e a escrita, se incluem nas tecnologias clássicas ou primitivas.

Já as tecnologias medievais envolvem invenções como tecnologias militares, prensa móvel e até mesmo grandes tecnologias que permitiram a expansão marítima.

A partir do século XX, as tecnologias de informação e comunicação se destacaram, através de telecomunicações, desenvolvimento da internet e a utilização de computadores.

Tecnologia de ponta 

A tecnologia de ponta, também conhecida como alta tecnologia, é a mais adiantada se comparada a outras. Ela se inicia com investigação em laboratórios, onde os primeiros protótipos são desenvolvidos.

Quando os produtos são testados e estão prontos para serem lançados, começam a ser vendidos por preços elevados e depois, os valores vão baixando aos poucos, de acordo com os novos lançamentos.

As tecnologias de ponta passaram a ocupar um espaço importante a partir de 1950, gerando um grande crescimento econômico.

Consequências dos avanços tecnológicos 

Os avanços tecnológicos geram diversos impactos na sociedade. Essas consequências podem ser tanto positivas quanto negativas.

Como impacto positivo dos avanços tecnológicos, pode-se citar que as inovações permitem um melhor nível de vida ao homem. Apesar disso, pode aumentar a taxa de desemprego, por conta da substituição do homem pela máquina.

Veja também:

você pode gostar também