O que é upload

Upload não é uma palavra muito conhecida, mas é uma ação muito frequente na internet, como postar uma foto em uma rede social.

0

Para quem utiliza a internet diariamente, aparece com frequência a palavra upload. No entanto, nem todo mundo compreende o que essa palavra significa e qual é a relevância dela para a experiência online.

Mesmo assim, é provável que a maior parte das pessoas já tenham feito um upload sem nem saber que estava fazendo um. Além disso, muitas pessoas também realizam a ação inversa ao upload, o download, frequentemente. Leia mais para saber o que é upload e a diferença do download.

O que é upload

Em tradução literal do inglês, upload significa “envio”. No contexto da internet, upload significa enviar arquivos para um servidor, que é um tipo de sistema centralizado que fornece serviços a outros computadores. Sendo assim, qualquer ação de transferência de dados de um computador local para um servidor é um upload.

Exemplos comuns de upload são as fotos e vídeos em redes sociais, como o Facebook e o YouTube, que foram postadas por um usuário e passaram a estar disponíveis nos servidores dessas redes. O mesmo acontece com arquivos enviados como anexos em e-mails ou que são armazenados em nuvem.

Upload e download

Na internet, as ações dependem da troca de informação entre dois ou mais computadores. Geralmente, essas trocas são feitas entre um computador e um servidor criado por uma empresa, como é o caso do Google e do Instagram.

Entretanto, apenas os uploads, ou seja, os envios, não são suficientes para mover essa troca de informações. Por isso, também existe a ação contrária que consiste em baixar informações do servidor, sendo chamada de download.

Enquanto o upload é o envio de arquivos ao servidor, o download é o caminho inverso: o servidor envia dados ao usuário. Isso acontece quando salva fotos, documentos de texto e seus próprios arquivos da nuvem em seu computador ou celular.

Velocidade de upload

No momento de oferecer serviços de internet, as empresas disponibilizam pacotes em que a velocidade de upload é menor que a de download. Na maior parte dos casos, a velocidade de envio dos arquivos não é tão relevante mesmo, já que é mais comum baixar arquivos do que enviar.

Portanto, na hora de assinar o pacote de internet, o usuário precisa conhecer o seu estilo de consumo de dados para escolher a melhor alternativa. Algumas atividades específicas, como envio de vídeos e jogos online, podem exigir uma velocidade de upload maior do que utilizar a internet apenas para redes sociais.

Veja também:

você pode gostar também