Quem foi Abraão?
Abraão, conhecido como Pai de Multidões, é um dos personagens bíblicos mais conhecidos. Entender a sua história é compreender a origem do povo hebreu.
Abraão é um dos personagens mais importantes descritos na Bíblia. Entender a sua história é fundamental para compreender a origem do povo hebreu.
Não se sabe exatamente quando Abraão nasceu, mas a maioria dos estudiosos afirmam que ele teria nascido no segundo milênio antes de Cristo. Isso é estabelecido de acordo com a cronologia dos personagens bíblicos, além de descobertas arqueológicas.
Inicialmente, o personagem de chamava Abrão, que significa grande pai ou pai exaltado. Seu nome mudou para Abraão para enfatizar o significado, que se tornou Pai de Multidões. Esse momento pode ser encontrado no capítulo 17 de Gênesis.
Na mesma ocasião, o nome da esposa de Abraão também mudou. Anteriormente, era Sarai e passou a ser Sara, pois ela também seria mãe de multidões.
Abraão e seus filhos
No capítulo 15 de Gênesis, Deus anunciou a Abraão que ele seria pai de multidões. Sara, vendo que não podia ter filhos, ofereceu sua serva, Agar, para o esposo. Da união, foi concebido Ismael. Na época, Abraão tinha 86 anos.
Quando Isaque, o filho da promessa, concebido por Sara e Abraão, nasceu, Agar e Ismael foram despedidos e partiram para o deserto de Berseba.
Deus avisou que também faria de Ismael uma grande nação, pois ele era filho de Abraão.
Abraão e o sacrifício
Isaque nasceu quando Abraão tinha cem anos. Ele se tornou o centro de todas as esperanças do pai de multidões. Porém, certo dia, Deus pediu para que Abraão sacrificasse seu único filho.
Abraão, mesmo amando seu filho, confiou totalmente em Deus e até mesmo considerou que Isaque pudesse ressuscitar dos mortos e assim, a promessa seria cumprida.
Então, a fidelidade de Abraão foi provada e Deus enviou um cordeiro para substituir o sacrifício de Isaque.
Morte
Abraão teve mais seis filhos, sendo: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá. Quando ele morreu, deixou para esses descendentes alguns presentes.
Segundo a Bíblia, Abraão sobreviveu até 175 anos e quando partiu, foi sepultado por Isaque e Ismael no campo de Efrom. Tudo o que ele tinha foi dado para Isaque.
Veja também: