Quem foi Jezabel?

Jezabel foi esposa do rei de Israel, Acabe. A monarca promovia a idolatria no reino e por isso, era má vista pelos profetas de Deus.

0

Jezabel, também conhecida como Jezebel, foi esposa do rei de Israel, Acabe. A rainha era considerada má e, além de promover a idolatria, matou vários profetas. Por isso, Elias e outros seguidores de Deus condenaram a monarca.

Segundo a Bíblia Sagrada, livro sagrado cristão, Jezabel não tinha escrúpulos. É muito comum que nesse meio ela seja associada a pessoas idólatras, conspiradoras e más.

A personalidade da monarca era forte e dominante. Seu fanatismo religioso era tanto que sua principal exigência foi que os deuses tivessem os mesmos direitos do Deus de Israel perante o povo. Então, ela mandou matar todos os que contrariassem isso.

De acordo com as narrativas bíblicas, o rei Acabe permitia que Jezabel agisse de acordo com as suas vontades. Para agradar a esposa, ele edificou um templo e um altar para Baal e promoveu a idolatria.

Na Bíblia, é possível encontrar a história de Jezabel nos livros de 1 e 2 Reis, no Antigo Testamento. Além disso, ainda existem citações sobre a monarca em outros trechos do livro, como em Apocalipse e Provérbios.

Jezabel e Elias

Elias promoveu muito desafeto de Jezabel. A fim de provar quem era o verdadeiro deus, ele realizou uma disputa no Monte Carmelo. Então, caiu fogo do Senhor e os profetas de Baal foram massacrados.

Mesmo com essa prova, Jezabel não diminuiu sua idolatria. Pelo contrário, seu ódio se intensificou e ela ameaçou o profeta e por isso, ele precisou fugir para o Monte Horebe.

Elias profetizou contra Jezabel, por conta todo o mal que ela fez com os profetas de Deus. De acordo com ele, a monarca teria uma morte sangrenta e que todos os cachorros iriam comer seu cadáver.

Morte de Jezabel

Depois da morte de Acabe, um homem, conhecido como Jéu, se revoltou e matou Jorão, o sucessor e filho de Jezabel.

Quando ele chegou ao palácio, Jezabel o desfiou e então, alguns oficiais atiraram a mulher pela janela, e depois, ela foi atropelada pelos cavalos de Jéu, que entrou no palácio e fez uma refeição.

Quando foram sepultar Jezabel, encontraram apenas seu crânio, pés e mãos. O resto do seu corpo foi devorado por cães, como teria previsto Elias.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário