Significado de Pentecostes

O Pentecostes é a celebração pela descida do Espírito Santo após a ascensão de Jesus ao Céu, sendo comemorado pelos cristãos.

0

Na Bíblia, foram citadas diversas comemorações que o povo hebreu realizava, como a Páscoa. Por ser hebreu, Jesus participou de várias dessas celebrações. Assim, várias dessas festas foram incorporadas pelo cristianismo e continuam sendo praticadas até hoje em todo o mundo, assim como o Pentecostes.

O que é Pentecostes

O Pentecostes é uma celebração cristã que comemora a ocasião em o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos de Jesus, a sua mãe Maria e outros seguidores. O Pentecostes é aconteceu 50 dias após a Páscoa, já que foi o dia exato em que aconteceu a descida do Espírito Santo.

De acordo com o relato bíblico, Jesus passou três dias em sua sepultura e, em seguida, mais 40 dias ensinando aos discípulos. No final desse período, Cristo subiu ao céu e os apóstolos permaneceram no cenáculo por mais setes dias, até a descida do Espírito Santo, somando assim os 50 dias após a Páscoa.

Entretanto, o Pentecostes não é uma celebração de origem cristã. Inicialmente, o povo hebreu comemorava a entrega dos Dez Mandamentos durante o festival da colheita, chamado de Shavuot. Esse festival acontecia 50 dias depois do Êxodo, que foi a saída do povo judeu do Egito, razão pela qual foi comemorada a primeira Páscoa.

Como os discípulos, assim como o próprio Jesus, eram judeus, eles estavam reunidos por ocasião da comemoração judaica do Pentecostes, recebendo o Espírito Santo na mesma data. Na Bíblia, a ocasião é descrita da seguinte forma:

“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. (Atos dos Apóstolos 2:1-4)

Assim, muitos cristãos passaram a celebrar o Pentecostes como o nascimento da igreja cristã, pois foi o momento em que os discípulos começaram a pregar e a difundir o cristianismo. Algumas denominações cristãs, como a Igreja Católica e Igreja Ortodoxa, mantém a comemoração do Pentecostes em seus calendários litúrgicos, embora cristãos ortodoxos celebrem em uma data diferente.

Além disso, o Pentecostes é uma experiência de “batismo no Espírito Santo”. Dessa forma, surgiram muitos movimentos cristãos inspirados no significado da data, como as Igrejas Pentecostais.

Veja também:

você pode gostar também