Significado dos Símbolos da Páscoa

Por ser uma festa comemorada há milênios, a Páscoa ganhou muitos símbolos para representar o seu significado, como o coelho e os ovos.

0

A Páscoa é uma festividade religiosa que possui duas origens diferentes. Para os judeus, a Páscoa é a celebração da libertação do povo hebreu da escravidão do Egito. Já a Páscoa para os cristãos é a comemoração pela ressurreição de Jesus Cristo.

Mesmo com diferentes origens, a Páscoa possui um significado similar para as duas religiões e até para quem não possui nenhuma das crenças: a Páscoa é o momento de renascimento e de vida nova.

Ao longo dos anos, as religiões relacionaram símbolos com a comemoração da Páscoa. Dessa forma, os Símbolos da Páscoa são representações do significado que a celebração dessa data possui.

1 Ramos de palmeira

Para os cristãos, a Semana Santa começa no Domingo de Ramos, que relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Na ocasião, as pessoas cobriam a estrada com folhas de palmeira para que Jesus passasse. Assim, os ramos se tornaram um símbolo de “boas-vindas a Cristo”.

2 Cordeiro

A primeira comemoração da Páscoa aconteceu por ordem divina, com regras específicas para que o povo hebreu não sofresse com a décima praga que seria jogada no Egito. Entre as ordens, estava a de sacrificar um cordeiro para que suas vidas fossem salvas. Assim, o povo passou a sacrificar um cordeiro em todas as Páscoas. Na Bíblia, Jesus é apresentado como “cordeiro de Deus”.

3 Círio Pascal

Na prática católica, o Círio Pascal é uma grande vela decorada com as letras gregas alfa e ômega, que significam, respectivamente, “início” e “fim”. A vela é usada nas missas da Semana Santa, sendo cravada com os cinco pontos das chagas de Jesus na cruz durante a Vigília Pascal. No Sábado de Aleluia, a vela é acesa e a luz emitida é o símbolo da ressurreição de Cristo.

4 Peixe

O peixe é um símbolo de vida, utilizado pelos primeiros cristãos. Durante a Sexta-feira Santa, cristãos católicos, que também costumam praticar jejum na Quaresma, comem peixe no lugar de outros tipos de carne.

5 Ovo da Páscoa

Antigamente, o ovo era considerado símbolo do nascimento e vida. Assim, as pessoas costumavam presentar com ovos coloridos no início da primavera para representar a fertilidade. Com o tempo, o ovo foi assimilado pelas festividades cristãs, fazendo com que surgisse a tradição do Ovo da Páscoa.

6 Coelho da Páscoa

Como o coelho era considerado um símbolo de fertilidade e vida para os povos antigos, seu significado também era similar ao da própria Páscoa. Dessa forma, surgiu a figura do Coelho da Páscoa, que passou a ser associada ao Ovo da Páscoa como representações da oportunidade de vida nova por meio da ressurreição de Jesus.

Veja também:

você pode gostar também