Significado do Ovo da Páscoa

Presentear com Ovos da Páscoa feitos de chocolate é uma tradição brasileira atual, mas que está ligada ao significado do ovo em culturas antigas.

0

A Páscoa é uma festa religiosa amplamente comemorada em todo mundo, principalmente devido ao seu significado cristão. No entanto, até mesmo quem não pratica o cristianismo se envolve na data, principalmente por causa dos Ovos da Páscoa.

No Brasil, os Ovos da Páscoa são tradicionalmente feitos de chocolate. Parece inusitado comemorar algo se deliciando com ovos de chocolate, ao invés de ovos de galinha, mas essa é a parte preferida de quem gosta do doce. No entanto, não é sem motivo que os Ovos da Páscoa existem, já possuem um significado dentro dessa data tão especial.

Significado do Ovo da Páscoa

O Ovo da Páscoa é um dos símbolos da Páscoa. A forma com que o ovo é apresentado varia de acordo com a cultura. Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum espalhar ovos de galinha decorados para incentivar uma caça ao tesouro, enquanto no Brasil, a tradição é se deliciar com ovos de chocolate.

Em muitas culturas antigas, o ovo era considerado um símbolo do nascimento e da vida. Esse significado do ovo se relaciona com o significado da Páscoa para os cristãos, que é a ressurreição de Jesus Cristo, e também para os judeus, que comemoram a libertação do povo hebreu da escravidão.

Além disso, presentear com ovos é um costume de muitos povos da Antiguidade, principalmente nos que habitavam a região do Mar Mediterrâneo, do Leste Europeu e do Oriente.

De acordo com registros, os ovos de galinha eram cozidos e pintados com desenhos relacionados à plantação e à colheita. Assim, durante as festividades da Primavera, as pessoas trocavam os ovos coloridos para compartilhar a esperança de um solo fértil e colheitas abundantes.

Esse hábito foi incorporado pelas festividades cristãs, que desenhavam, principalmente, imagens de Jesus e de Maria. Ao longo dos anos, o Ovo da Páscoa passou a ser uma das tradições de Semana Santa.

Já o ovo de chocolate foi uma invenção de confeiteiros franceses no século XVIII, conforme acreditam alguns estudiosos. Outros pesquisadores também afirmam que os Ovos da Páscoa foram uma consequência da revolução da indústria do chocolate na Inglaterra, durante o século XIX.

Veja também:

você pode gostar também