Quem foi Abraão?

Abraão, conhecido como Pai de Multidões, é um dos personagens bíblicos mais conhecidos. Entender a sua história é compreender a origem do povo hebreu.

0

Abraão é um dos personagens mais importantes descritos na Bíblia. Entender a sua história é fundamental para compreender a origem do povo hebreu.

Não se sabe exatamente quando Abraão nasceu, mas a maioria dos estudiosos afirmam que ele teria nascido no segundo milênio antes de Cristo. Isso é estabelecido de acordo com a cronologia dos personagens bíblicos, além de descobertas arqueológicas.

Inicialmente, o personagem de chamava Abrão, que significa grande pai ou pai exaltado. Seu nome mudou para Abraão para enfatizar o significado, que se tornou Pai de Multidões. Esse momento pode ser encontrado no capítulo 17 de Gênesis.

Na mesma ocasião, o nome da esposa de Abraão também mudou. Anteriormente, era Sarai e passou a ser Sara, pois ela também seria mãe de multidões.

Abraão e seus filhos

No capítulo 15 de Gênesis, Deus anunciou a Abraão que ele seria pai de multidões. Sara, vendo que não podia ter filhos, ofereceu sua serva, Agar, para o esposo. Da união, foi concebido Ismael. Na época, Abraão tinha 86 anos.

Quando Isaque, o filho da promessa, concebido por Sara e Abraão, nasceu, Agar e Ismael foram despedidos e partiram para o deserto de Berseba.

Deus avisou que também faria de Ismael uma grande nação, pois ele era filho de Abraão.

Abraão e o sacrifício

Isaque nasceu quando Abraão tinha cem anos. Ele se tornou o centro de todas as esperanças do pai de multidões. Porém, certo dia, Deus pediu para que Abraão sacrificasse seu único filho.

Quem foi Abraão?
Sacrifício de Isaque

Abraão, mesmo amando seu filho, confiou totalmente em Deus e até mesmo considerou que Isaque pudesse ressuscitar dos mortos e assim, a promessa seria cumprida.

Então, a fidelidade de Abraão foi provada e Deus enviou um cordeiro para substituir o sacrifício de Isaque.

Morte

Abraão teve mais seis filhos, sendo:  Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá. Quando ele morreu, deixou para esses descendentes alguns presentes.

Segundo a Bíblia, Abraão sobreviveu até 175 anos e quando partiu, foi sepultado por Isaque e Ismael no campo de Efrom. Tudo o que ele tinha foi dado para Isaque.

Veja também:

você pode gostar também