Quem foi Charles Darwin?

Charles Darwin foi um dos pesquisadores mais influentes. Seu livro, Origem das espécies por meio da seleção natural, está entre os mais relevantes da atualidade.

Charles Robert Darwin, mais conhecido como Charles Darwin, nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury, Inglaterra. Desde jovem ele era apaixonado por colecionar rochas animais e plantas, além de realizar atividades laborais com seu irmão.

Durante uma expedição, a bordo do HMS Beagle, ele efetuou várias observações importantes, que foram essenciais para o desenvolvimento de sua obra, Origem das espécies por meio da seleção natural, em 1859.

Darwin se casou com sua prima, Emma Wedgwood, em 1839. Com ela, teve 10 filhos, sendo que uma delas Annie, morreu precocemente, aos dez anos.

O pesquisador morreu no dia 19 de abril de 1882, na Inglaterra. Ao que tudo indica a causa de sua morte foi um ataque cardíaco.

Obra de Darwin

A primeira versão da obra Origem das espécies por meio da seleção natural foi feita em 1842, mas não foi publicada imediatamente, principalmente por questões religiosas.

No ano de 1858, Darwin leu um artigo de Alfred Russel Wallace, em que encontrou ideias semelhantes às suas. Então, ele encaminhou seu trabalho para outras pessoas que já conheciam suas teorias e estes o aconselharam a apresentaram o trabalho em conjunto.

Dessa forma, Wallace e Darwin apresentaram à Sociedade Lineana de Londres e no dia 24 de novembro de 1854, o livro foi publicado. No primeiro momento, todas as cópias foram vendidas e houveram seis edições seguintes.

Seleção Natural

Para Darwin, as espécies vivem em constante luta para sobreviver. Nesse contexto, enquadra-se a Seleção Natural. Segundo a teoria, o meio seleciona qual o organismo mais apto para viver em determinado ambiente.

Com isso, as variações relevariam quais seres permaneceriam ao longo das gerações.

Essa ideia tinha um problema, que Darwin não conseguiu explicar. Como essas características eram transmitidas de um indivíduo para o outro? A explicação só foi desenvolvida posteriormente, com a definição de genética.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário