Quem foi Chico Mendes?

Chico Mendes foi um militante e ativista que lutou pela proteção da Floresta Amazônica. Como legado de seu nome, foi fundado o Instituto Chico Mendes.

0

Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes, nasceu em Xapuri, Acre, no dia 15 de dezembro de 1944. Durante toda a sua infância, por conta de seu pai, o ambientalista acompanhou o trabalho dos seringueiros e acabou seguindo a profissão.

Mendes  ficou conhecido por ter sido um dos maiores militantes da reforma agrária e defensor da Floresta Amazônica. Atualmente, quando se fala em preservação ambiental, seu nome é considerado de extrema relevância.

Sua luta gerou grande insatisfação de fazendeiros e donos de terra. Por isso, Chico Mendes foi assassinado no dia 22 de dezembro de 1988.

Luta de Chico Mendes

Durante a Ditadura Militar, uma nova política foi implantada na Amazônia. A extração de borracha começou a perder o lugar para a pecuária e com isso, cresceu-se a devastação ambiental com finalidade de criação de gados.

Nesse cenário, cresceu em Chico Mendes o desejo de procurar formas para melhorar os trabalhos nos seringais. Então, no ano de 1975, ele entrou no Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR) em Basileia, Acre.

Além disso, Mendes ainda se preocupava com as questões indígenas e a sua vontade era criar reservas para a proteção desses povos.

No ano de 1977, Chico Mendes foi eleito vereador pelo o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ele ainda ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT). Apesar disso, o ambientalista não obteve sucesso quando se candidatou a deputado.

Morte de Chico Mendes

Chico Mendes vivia em constante ameaça por conta de seus ideais. Dessa forma, no dia 22 de dezembro de 1988, ele foi morto por Darci Alves, filho de um grileiro (pessoa com posses de terras com falsas escrituras).

Os acusados pela morte do ativista foram condenados a 19 anos de prisão, que nunca foram cumpridos.

Instituto Chico Mendes de Conservação

Como legado da luta de Chico Mendes, foi criado o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio) que, vinculado ao Ministério do meio Ambiente, tem  o intuito de proteger, implantar e fiscalizar as Unidades de Conservação.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário