Quem foi Melquisedeque?
Melquisedeque foi um personagem bíblico considerado misterioso. Não existem muitos detalhes sobre o rei e sacerdote, mas sabe-se que ele abençoou Abraão.
Melquisedeque, ou Melquisedec, foi um rei e sacerdote de Deus, no tempo de Abraão. Sua história se encontra na Bíblia, no livro de Gênesis 14:18-20.
O personagem bíblico é um mistério, pois o livro não fornece grandes detalhes sobre então rei da cidade de Salém, que provavelmente foi a Jerusalém primitiva. Com isso, não se sabe sua origem ou morte.
São várias as especulações a respeito de Melquisedeque. Em alguns estudos, acredita-se que ele foi Enoque, um anjo, Espírito Santo, ou até mesmo uma aparição de Cristo pré-encarnado.
Melquisedeque apareceu para Abraão
Quando Abraão foi lutar contra alguns reis que capturaram seu sobrinho, Ló, Melquisedeque apareceu. Após a vitória, o rei e sacerdote foi de encontro a Abraão, com pão e vinho.
Depois disso, Melquisedeque abençoou Abraão e então, o pai de Isaac lhe entregou o dízimo de todos os seus despojos.
Esse episódio pode ser encontrado na Bíblia, em Gênesis 14:18-20.
Jesus é comparado com Melquisedeque
Em Salmos 110:4, Deus prometeu um novo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Além disso, em Hebreus 7, Jesus é comparado ao sacerdote e ambos demonstravam algumas semelhanças.
Ainda é importante destacar que Melquisedeque foi reconhecido como superior por Abraão e da mesma forma, Jesus é superior ao pai de multidões.
Os dois não eram da linhagem de Levi, mas da mesma forma, serviam como sacerdotes, o que era proibido, de acordo com a Lei de Moisés.
Melquisedeque servia a Deus?
São controversos os fatos sobre a religião de Melquisedeque. Alguns acreditam que ele servia ao Deus Altíssimo. Enquanto isso, alguns explicam que ele adorava a Baal, chamado de “deus supremo”.
Por fim, outros afirmam que ele não adorava a um deus único, mas sim, ao deus dos deuses, criador dos céus e da Terra.
Veja também: