O que é xenofobia

Muitos pensam que xenofobia é um preconceito contra estrangeiros, mas o conceito é bem mais complexo.

0

Existem diversos tipos de preconceitos na sociedade. Como exemplos, existe o racismo, que é um preconceito com a raça e etnia cor da pele de outra pessoa, e a homofobia, que é a aversão contra pessoas LGBT+.  Além desses, também existe uma forma de preconceito específica contra pessoas de outras culturas chamada de xenofobia.

O que é xenofobia

Literalmente, a palavra xenofobia significa “medo do estranho”, sendo a junção de duas palavras gregas. Ou seja, a xenofobia é o medo, aversão e antipatia com pessoas de outros países, culturas, hábitos ou religiões diferentes. Assim, a xenofobia gera a hostilidade com pessoas estrangeiras e até mesmo do mesmo país.

A xenofobia é caracterizada pelo ódio e repulsa que estão, geralmente, relacionados a questões históricas, sociais, culturais, econômicas e religiosas, entre outras. Por ser um preconceito, a xenofobia pode causar comportamentos discriminatórios e violentos, que podem ir desde excluir pessoas da sociedade até a violência física.

Quase sempre a xenofobia é resultado do desconhecimento do outro, junto dos estereótipos que reforçam as causas do preconceito. A xenofobia também pode ser acompanhada do pensamento de que uma cultura é superior a outra, o que é chamado de etnocentrismo.

Exemplos de xenofobia

No mundo e no Brasil, existem alguns casos de xenofobia bem conhecidos, como:

  • Preconceito contra refugiados das guerras do Oriente Médio que se manifesta, principalmente, na Europa e nos Estados Unidos;
  • Aversão a presença de mexicanos e latinos nos Estados Unidos;
  • Xenofobia contra pessoas de origem muçulmana na Europa, que são vistos como terroristas;
  • Migrantes do Haiti, que saíram do país após o terremoto de 2010, sofrem preconceito no Brasil;
  • Discriminação com nordestinos nas outras regiões do Brasil, principalmente na região Sul.

Na maior parte dos casos, a xenofobia está ligada ao fenômeno da globalização, que aumentou o fluxo migratório em todo mundo. A migração acontece por diversas razões, como fuga de guerra e busca por melhores oportunidades de vida.

Principalmente em momentos de crises econômicas, quando os recursos se tornam mais limitados, as pessoas e os governantes passam a atacar quem é o diferente por alterar o seu estilo de vida. Assim, geralmente, migrantes só são aceitos se deixam para trás toda a sua cultura para abraçar os costumes do lugar, sem causar problemas.

Xenofobia é crime

No Brasil, a lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997, acrescentou medidas punitivas aos crimes motivados por discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional ao artigo 140 do Código Penal Brasileiro, que trata sobre injúria. Assim, a xenofobia passou a ser crime com pena de um a três anos de reclusão e multa.

Veja também:

você pode gostar também