O que é cidadania

Cidadania é o conjunto de direitos e deveres que o cidadão deve exercer para manter a sociedade em harmonia.

0
Cidadania é o conjunto de direitos e deveres que uma pessoa deve exercer dentro de uma sociedade. Portanto, ser cidadão significa compreender as suas obrigações e direitos políticos da vida social e contribuir para o bem comum da comunidade em que vive.

O conceito de cidadania tem origem na Grécia Antiga. Inicialmente, era usado para apontar os direitos de uma pessoa que vivia na cidade e que participava das decisões políticas por meio da democracia direta. No entanto, os cidadãos gregos não tinham somente direitos, mas também possuíam obrigações com toda a sociedade.

Além disso, a cidadania também está ligada à nacionalidade de uma pessoa. Quando uma pessoa nasce em um país, ela tem garantia de acesso a todos os direitos políticos daquela nação, ou seja, possui a cidadania daquele país. Contudo, algumas pessoas não cumprem seus deveres e acabam perdendo seus direitos políticos, então também deixam de ser cidadãos.

Como é praticada a cidadania no Brasil

No Brasil, a Constituição de 1988 estabeleceu o direito ao voto universal. Assim, o voto é obrigatório para todos os cidadãos com idade entre 18 e 60 anos e opcional para pessoas analfabetas. Esse direito foi conquistado e ampliado para toda a população ao longo dos séculos, já que, inicialmente, só podiam votar homens com mais de 21 anos que tivessem posses.

Além dos direitos políticos de votar e ser votado, outras garantias foram conquistadas por camadas marginalizadas da sociedade. A Lei Áurea, que aboliu a escravidão de negros, e a Lei Maria da Penha, que previne a mulher da violência doméstica, são exemplos disso.

Mesmo que existam várias leis para conceder direitos a todas as camadas da população, a cidadania brasileira também estabelece alguns deveres, como não cometer crimes. As leis reparam injustiças, mas ainda existe o desafio de fazer com que elas sejam respeitadas e que os deveres sejam cumpridos também, fatores relacionados à ética do cidadão.

Veja também: O que é filosofia

você pode gostar também