Quem foi Tiradentes?

Tiradentes foi o líder da Inconfidência Mineira, que tinha como objetivo lutar pela independência do Brasil e ainda diminuir os impostos absurdos.

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um dos mais conhecidos líderes da Inconfidência Mineira. Ele foi o único do movimento a receber pena de morte, na forca.

Tiradentes nasceu no dia 12 de novembro de 1746, na capitania de Minas Gerais, durante o Brasil Colonial. Dentre as diversas profissões que ele exercia, estava a de dentista amador, por isso foi apelidado de Tiradentes.

A partir da proclamação da República, em 1889, a figura de Tiradentes foi transformada em herói nacional. Então, no dia 21 de abril, dia de sua execução, foi decretado um feriado nacional, o Dia de Tiradentes.

Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira tinha como objetivo transformar o Brasil em uma república independente de Portugal. Como influência do movimento, estavam os ideais  iluministas, e a independência dos Estados Unidos, que aconteceu em 1774.

Essa revolução era contra o domínio português e os seus impostos absurdos que eram propostos pela Coroa. Dessa forma, parte das pessoas que tinham dívidas, se reuniram para a conquista da capitania de Minas Gerais.

A ideia era remover os pesados impostos, como o quinto, que significava 20% de todo o ouro encontrado para a coroa portuguesa, e ainda a derrama, que correspondia às taxas cobradas em cada região aurífera.

Com isso, foram traçados planos para tomar protestar contra a coroa e ainda tomar o controle da Capitania de Minas Gerais. Esses grupos eram liderados por Tiradentes.

Entretanto, no ano de 1789, o movimento foi descoberto e os participantes foram presos.

Morte de Tiradentes 

Após a descoberta do movimento, Tiradentes foi condenado à forca, no dia 21 de abril de 1792. O líder da inconfidência ainda foi esquartejado na Praça Lampadosa e partes do seu corpo foram expostas na estrada entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os seus bens foram confiscados. Além disso, sua casa foi queimada e a terra salgada. Esse era um castigo bem comum para os que ousavam contrariar ou trair a Coroa portuguesa.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário