Seu churrasco nunca mais será o mesmo: o melhor corte de carne que você não conhecia
Se o churrasco está nos planos do final de semana, não compre a carne antes de ler esta matéria!
Final de semana se aproximando e, com ele, aquela vontade de preparar um churrasco caprichado para a família e os amigos. Na hora de escolher a carne, alguns cortes já são clássicos para o brasileiro, que, inclusive, ama uma boa picanha ou um contrafilé caprichado.
Essas são, de fato, boas escolhas para levar à brasa. Mas hoje o objetivo é apresentar o melhor corte de carne para a sua churrasqueira. Trata-se do Ancho, que é a parte dianteira do contrafilé. Feito do jeito certo, o sucesso será garantido.
Esse corte recebe nomes diferentes ao redor do mundo: Bife Ancho, em espanhol, Filé de Costela no Brasil, Entrecote na França, Ribeye Steak nos Estados Unidos. Independentemente da nomenclatura, é uma carne saborosa, marmorizada e suculenta que vai render bons elogios ao churrasqueiro.
Origem e características
O Bife Ancho é, na verdade, um corte de origem argentina e significa “bife largo”, em português. O interessante é que o próprio nome já traz spoilers da forma como essa peça de carne deve ser consumida. O ideal são bifes de 4 cm de espessura – ou como o brasileiro gosta de dizer, uma carne com, pelo menos, dois dedos de altura.
Ele possui uma faixa de gordura interna que separa o miolo e a capa do Ancho, trazendo duas texturas na mesma peça de carne, que é bem macia em sua totalidade.
O corte é extraído da região do contrafilé que vai da sexta à décima segunda vértebra. Por serem ambos, tanto o Ancho quanto o Chorizo, retirados do contrafilé do boi, é preciso prestar atenção para não fazer confusão: o Chorizo é extraído da região traseira e o ancho da parte dianteira. Visualmente, é bem fácil distinguir as duas carnes: o ancho possui uma faixa de gordura interna, enquanto no chorizo, a gordura forma uma capa externa.
Por fim, quando se trata do preparo, é uma carne versátil que comporta diversas formas de cozinhar, seja na brasa, na frigideira ou até mesmo no forno. No entanto, ela fica deliciosa na grelha de uma churrasqueira, afinal, os bifes combinam, de forma equilibrada, sabor, gordura e marmoreio da peça.