Os deuses gregos
Os deuses gregos são figuras extremamente importantes para a Grécia Antiga. Essa era uma das formas de explicar coisas consideradas inexplicáveis para a época.
Os deuses gregos são figuras integrantes de uma religião politeísta da Grécia Antiga. Para população da época, a principal crença era de que existiam vários deuses ou deusas, cada um influenciando em diferentes aspectos.
Esses seres eram conhecidos como imortais. Apesar disso, não eram onipotentes. Por isso, eram obrigados a obedecer as forças do destino. Ainda mais, apresentavam vícios e sentimentos humanos, como ciúmes, inveja e amor.
Em consequência desses hábitos de mortais, era muito comum que os deuses convivessem com os seres humanos e além disso, desenvolvessem relacionamentos. Eles ainda regiam as forças da natureza, comandavam sol, lua, rios, mar, entre outros.
História
A mitologia grega foi criada como uma forma de explicar temáticas que pareciam inexplicáveis para a população. Lembrando que, por ser antes do desenvolvimento de diversas tecnologias, a ciência ainda estava engatinhando.
As histórias gregas sempre eram repletas de coragem, heroísmo, ética, entre outras coisas que orientavam a sociedade a lidar com sentimentos opostos. Isso impactava ainda mais com a semelhança entre os deuses e as pessoas.
Existiam algumas divindades que eram separadas e selecionadas como mais importantes. Todos viviam em um grande palácio de cristal, localizado no monte do Olimpo, onde apenas deuses e seus filhos tinham acesso.
Esses deuses que habitavam no monte, eram considerados os deuses do Olimpo, e tinham grande reconhecimento por seus feitos históricos, após vencerem a guerra contra os Titãs, comendada pelo principal deus do Olimpo, Zeus.
Os deuses do Olimpo eram: Zeus, Hera, Poseidon, Apolo, Atena, Deméter, Ares, Dionísio, Hermes, Ártemis e Hefesto.
Principais deuses gregos
Conheça agora os principais deuses gregos:
Zeus
Conhecido como pai dos deuses, era quem definia as regras e mantinha a ordem e justiça no mundo. Ele era casado com Hera, mas muito reconhecido por suas diversas aventuras amorosas, o que gerou muitos filhos.
Poseidon
O deus dos mares detém poder sobre as águas, ondas, correntes marítimas, terremotos e tempestades. Ele era reconhecido por seu temperamento vingativo e complicado. Se casou com Anfitrite e teve um filho chamado Tritão.
Hades
O deus do mundo inferior e dos mortos. Hades é o único de seus irmãos que não vive no Monte Olimpo. Ele era infértil e não teve filhos. Em suas representações, ele costuma estar junto de um cão com três cabeças.
Nomes dos deuses gregos
Conheça outros nomes dos deuses gregos:
- Afrodite: Beleza e do amor
- Apolo: Luz
- Ares: Guerra
- Ártemis: Lua
- Atena: Sabedoria
- Deméter: Terra fértil
- Dionísio: Festa, do vinho e prazer
- Éos: Amanhecer
- Eros: Amor
- Hélios: Sol
- Hermes: Vento
- Hera: Céus, maternidade e matrimônio
- Héstia: Fogo
- Horas: Estações do ano
- Mnemósine: Memória
- Perséfone: Submundo
- Selene: Lua
- Têmis: Leis
Onde os deuses gregos viviam
Os deuses gregos viviam no monte Olimpo. Uma montanha de exatamente 2.917 metros de altura, localizada nos confins do nordeste da Grécia, entre as regiões da Tessália e Macedônia.
Segundo as histórias da cultura grega, até hoje essa montanha é importante para os pensamentos, hábitos e costumes. Atualmente, essa morada dos deuses é uma sede de um parque nacional, preservado pelo governo.
Características dos deuses gregos
Os deuses gregos tinham características muito particulares. Eles eram retratados como semelhantes aos humanos, com sentimentos e emoções bem desenvolvidas. Ao contrário das antigas religiões.
Além disso, os deuses era personalizados com imperfeições individuais e cometiam muitos erros. Inclusive, eram flagrados até mesmo enganando os seus cônjuges.
Essas figuras também eram amáveis e ainda desenvolviam habilidades como música, tecelagem, ferragem, entre outros.
Em alguns tempos, os deuses precisavam de um herói mortal, que os auxiliavam a vencer batalhas. Apesar disso, raramente um herói se tornava um deus.
Conheça os heróis gregos
Apesar do grande estaque para os deuses gregos, os seres reconhecidos como imortais, também existem o quase deuses, que eram admirados, principalmente, por suas qualidades humanas. Estes eram os heróis.
Confira os principais heróis gregos:
- Belerofonte: Um herói que matou, sozinho, Quimera, um terrível monstro que vomitava fogo. Ele tinha um cavalo voador, Pégaso;
- Perseu: Filho de Zeus, matou Medusa, mostro que transportava pessoas em estátua através do olhar. O deus do vento, Hermes, e Atena o auxiliaram;
- Teseu: Libertou Atenas de um Tributo ao Rei Minos de Creta;
- Herácles: Herácles assassinou sua esposa, e por isso, recebeu doze tarefas difíceis: Matar um leão, exterminar um monstro, capturar a corça com pés de bronze, capturar o javali Erimanto, limpar estábulo onde viviam animais acumulados, matar as aves de rapina, entre outras.
Assim que Herácles concluiu suas 12 tarefas, ele libertou o titã Prometeu, que estava acorrentado a uma rocha.
Musas gregas
As musas gregas viviam entre os homens mortais e deuses imortais. Os gregos as veneravam muito. Dentre las, pode-se citar Mnemósine, filha de Zeus.
Confira agora as musas gregas e suas designações:
- Calíope: Poesia épica e eloquência;
- Clio: Protetora e inspiradora da história;
- Erato: Poesia amorosa;
- Euterpe: Música;
- Melpomene: Poesia trágica;
- Polímnia: Oratória e poesia sacra;
- Talia: Comédia e poesia;
- Terpsícore: Dança e canto;
- Urânia: Astronomia.
Veja também: Roma Antiga