O que é artigo
O artigo pode ser referente a palavras que antecedem o substantivo, assim como textos opinativos e acadêmicos. Confira as diferenças.
Artigo é referente a uma palavra que antecede o substantivo, com o intuito de indefinir ou particularizar o nome. Estes podem ser divididos entre definidos e indefinidos e com isso, pode-se provocar diferenças significativas no sentido da frase.
Os artigos ainda podem ser referentes a textos opinativos, que são publicados principalmente em jornais, além de acadêmicos, que demandam do autor cuidados mais específicos.
Saiba agora o que é artigo definido e indefinido, além de artigo de opinião e acadêmico.
Artigo definido e indefinido
Os artigos definidos e indefinidos são utilizados com a intenção de determinar ou classificar o substantivo.
Quando se trata de algo indefinido, de forma vaga e generalizada, pode-se utilizar os artigos indefinidos um, uma, uns e umas. Já quando o assunto é referente a algo específico, particular e objetivo, emprega-se os artigo definidos o, a, os, as.
Confira as seguintes frases como exemplo:
- Lucas vai comprar um carro.
- Lucas vai comprar o carro.
Na primeira frase, o artigo indefinido um faz o leitor entender que Lucas comprará um carro, sem especificar. Já na segunda frase, com o artigo definido o, é possível entender que Lucas irá comprar algum carro específico.
Artigo de opinião
O artigo de opinião é um texto de gênero argumentativo, geralmente publicado em jornais, blogs e revistas. Essa estrutura tem a intenção de apresentar e defender ao leitor um ponto de vista sobre diversos assuntos.
A linguagem utilizada nesse tipo de texto costuma se alinhar à norma padrão, já que deve ser entendido por várias pessoas, mesmo que de classes sociais ou regiões distintas.
Por se tratar de uma publicação à imprensa, os assuntos abordados nesse tipo de texto devem ser de relevância coletiva, ou seja, deve conter fatos importantes que aconteceram poucos dias anteriores.
Artigo acadêmico
O artigo acadêmico se refere a produção de textos voltados à academia. Nesse caso, o autor deve se posicionar sobre determinado tema, através de métodos científicos, respaldado por dados técnicos.
Um ponto importante sobre os artigos acadêmicos, é que eles não podem ser escritos com linguagem impessoal, sem gírias e na norma culta da língua portuguesa. Além disso, é necessário se enquadrar nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Veja também: