O que é ética

Ética se refere ao que é certo e errado, em um âmbito global. Apesar de ser diferente, possui o conceito semelhante ao de moral. Confira.

ética é um conceito da filosofia que busca estabelecer, através de uma visão questionadora, o que é certo ou errado. O termo está ligada à moral e prevalece sendo uma importante ferramenta para o bom convívio.

O conceito de ética foi originado dos primeiros pensadores da humanidade, os filósofos gregos. Isso quando iniciou-se as Cidade-Estados gregas. Com isso, surgiu a necessidade de pensar sobre valores que moldam a sociedade, como fidelidade e honestidade.

Aristóteles foi um dos grandes contribuintes da filosofia ética, graças à coletânea Ética a Nicômaco.  Nas obras, ele leva os leitores a pensar de forma racional sobre a felicidade, tanto individual, quanto coletiva.

Diferença entre ética e moral

Apesar de serem conceitos muito próximos, ética e moral são diferentes. A primeira se refere à obediência de leis, regras e costumes, enquanto a segunda se baseia nos valores culturais e históricos de cada sociedade.

Dessa forma, a ética é universal, já a moral, tende a ser particular, variando de acordo com cada cultura.

Como exemplo de moral, pode-se citar as relações com as mulheres, que variam de acordo com cada sociedade. Em alguns locais é comum as mulheres não terem acesso a direitos básicos, como o do voto.

Já para exemplificar a ética, pode-se citar o respeito das leis que sejam justas, não prejudicar os outros e respeitar o convívio social. Esses são pontos que devem estar presentes em todas as sociedades.

Influência da ética

A ética é responsável por construir ferramentas de conhecimento para entender os conjuntos de valores que orientam o ser humano. Essa base é desenvolvida socialmente e atua, de forma direta, no cotidiano.

Dessa forma, enquanto a moral determina o comportamento humano em determinado período histórico ou sociedade, a ética revisa essas bases morais e ainda faz uma projeção para o que se deve ser alcançado.

O que é ser uma pessoa ética

A pessoa ética busca sempre agir bem, não causando prejuízo ao próximo e nem se desvirtuando. Para isso, basta refletir em suas ações e em como elas refletem no meio. A moral da pessoa é balanceada de acordo com seu senso ético.

No meio profissional, uma pessoa ética deve ser aplicada por todas as profissões. Nesse caso, é necessário agir com lisura, respeitando os códigos específicos, não prejudicando o outro enquanto exerce sua profissão e nem visando apenas o benefício próprio.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário