A pele é um órgão ou tecido?

Continue lendo para descobrir a resposta pra essa dúvida!

0

Para começarmos a desvendar esse questionamento, antes precisamos rever alguns conceitos sobre a organização do corpo humano.

Célula: é a menor unidade estrutural dos seres vivos que podem desempenhar várias funções.

Tecido: conjunto de células semelhantes que se agrupam.

Órgão: agrupamento de tecidos para formar uma estrutura que realiza determinada função no corpo do ser vivo.

Agora que você já relembrou esses conceitos, vamos ao nosso questionamento inicial!

A pele é um tecido ou um órgão?

A pele é formada por três camadas de tecidos diferentes: a epiderme, a derme e a hipoderme. Por isso podemos afirmar que:

A pele é um órgão! O maior órgão do corpo humano!

Ela é o órgão que reveste nosso corpo. Ela é responsável por proteger, regular a temperatura, fazer a recepção e transporte de sinais sensoriais e eliminar substâncias provenientes do metabolismo.

Tecidos que formam a pele

Epiderme: camada mais superficial da pele, que fica em contato direto com o meio ambiente. Essa camada tem textura variável dependendo da região do corpo e  do indivíduo analisado.

Derme: essa é a camada intermediária da pele, fica logo abaixo da derme. A principal constituição dela é o tecido conjuntivo que possui elasticidade e firmeza. Essa camada é rica em colágeno e elastina.

Hipoderme: é a camada mais profunda, muitos autores nem consideram que ela seja parte da pele. Ela está presente apenas nos animais mamíferos e é composta por células adiposas, colágeno e vasos sanguíneos. Essa camada é responsável pelo isolamento térmico do corpo, além de fixar a pele aos outros órgãos.

Camadas da pele
Camadas da pele

Veja também:

você pode gostar também