Alergias
As alergias são reações do sistema imunológico a diversos agentes externos ao corpo do indivíduo.
As alergias acontecem como uma resposta exagerada do sistema imunológico quando o corpo é exposto a alergênicos, ou seja, substâncias e agente infecciosos vindos do exterior.
Essa é uma reação de hipersensibilidade que ocorre em algumas pessoas que são geneticamente predispostas a desenvolver alergias. Essas pessoas são chamadas de alérgicas.
Embora a maioria das alergias possa ser controladas e tratadas, existem alguns tipos que podem levar à morte do indivíduo.
Sintomas de alergia
Os principais sintomas de crises alérgicas são:
- Rinite alérgica: causa muitos espirros, coriza e coceira nos olhos, nariz e céu da boca.
- Asma: causada pela entrada de poeira e ácaros no organismo, causa muita falta de ar e tosse.
- Alergia alimentar: qualquer alimento pode ser alergênico, esse tipo pode ser muito perigoso e levar uma pessoa a morte facilmente.
- Picada de insetos: pode causar anafilaxia, além de sintomas como inchaço e coceira.
- Alergia medicamentosa: provocada por substâncias químicas presentes em alguns remédios.
- Alergia dermatológica: encostar em substâncias alergênicas.
Causas da alergia
As alergias podem ser causadas por vários agentes, sendo os principais:
- Pólen
- Poeira e ácaros
- Alimentos
- Fungos
- Insetos
- Substâncias químicas
- Uso de medicamentos
Tratamentos para alergia
Os tratamentos para alergias podem ser medicamentosos ou por imunoterapia. O médico alergista é o melhor profissional para diagnosticar a alergia através de testes e exames e, assim, indicar o melhor tratamento.
Medicamentosos
Feito com medicamentos anti-histamínicos, conhecidos como antialérgicos, podem ser usados também os corticoides e, em alguns casos, os vasoconstritores.
Imunoterapia
A imunoterapia é feita pela administração de vacinas com agentes alergênicos, é indicada para pacientes com reações graves a picadas de insetos, ou interação com ácaros e poeira.
Alergia tem cura?
As alergias podem ser diagnosticadas e controladas. Para tanto, faz-se necessário que a pessoa evite entrar em contato com os fatores alergênicos. Quando feito corretamente, o tratamento dá qualidade de vida normal ao paciente.
Veja também: