A atmosfera é uma camada gasosa que está em volta de todo planeta Terra. Ela é composta por uma mistura de gases que são mantidos juntos por gravidade.
Essa camada de ar protege o planeta dos raios ultravioletas que são emitidos pelo Sol, mantém o planeta aquecido para que não haja variação de temperatura extrema.
O ar vai se tornando cada vez mais rarefeito quando a altitude se eleva e não é possível observar um limite claro entre a atmosfera e o espaço.
Composição da atmosfera terrestre
Os principais gases que podem ser encontrados na atmosfera da Terra são o nitrogênio, o oxigênio, o argônio, o gás carbônico e muitos outros gases, como os gases nobres.
O nitrogênio (N2) é o gás em maior abundância, ocupando mais de 70% do volume da atmosfera. Ele é capaz de absorver uma parte das radiações solares.
O oxigênio (O2) é o segundo gás mais abundante na atmosfera, ocupando cerca de 20% do total. Ele é essencial para a sobrevivência dos seres vivos e permite a existência de ozônio na atmosfera.
O argônio (Ar) ocupa quase 1% do volume total da atmosfera e é considerado um gás inerte, ou seja, que não é reativo a outros gases da atmosfera.
O gás carbônico (CO2) ocupa uma pequena parte da atmosfera, em torno de 0,05% do volume total, ele é resultado do metabolismo dos seres vivos e processos de combustão.
O CO2 é um gás importante para o aquecimento do nosso planeta e para a realização de fotossíntese das plantas, no entanto, quando emitido em excesso é o responsável pelo efeito estufa.
Cerca de 4% da atmosfera é composta por vapor d’água, e essa quantidade diminui conforme a altitude aumenta.
Camadas da atmosfera
A atmosfera terrestre é composta por diversas camadas que possuem temperaturas diferentes, mas não há limites físicos entre elas, por ser gasosa a atmosfera é fluida.
Troposfera
A troposfera é a camada mais próxima da Terra, ocupa cerca de 80% do volume da atmosfera e é onde acontecem a maioria dos fenômenos meteorológicos e climáticos.
Essa é a camada onde os aviões comerciais e de carga navegam, a distância da superfície da Terra até o limite com a estratosfera pode chegar a 17 km.
Estratosfera
A estratosfera é a camada que fica entre a troposfera e a mesosfera. O ar se movimenta horizontalmente e quanto maior a altitude, maior a temperatura dela.
O ozônio que protege a Terra das radiações ultravioletas se acumula na estratosfera e há pouco vapor d’água. A distância dela até a superfície terrestre pode chegar a 50km e é nela que os aviões a jato podem voar.
Mesosfera
A mesosfera é uma camada onde temperatura cai conforme a altitude aumenta, podendo atingir -90 °C, por isso, é a camada mais fria da atmosfera.
O ar da mesosfera é rarefeito, mas muito denso e é ela que fragmenta os meteoros antes que eles atinjam a Terra. A distância dessa camada até a superfície da Terra pode chegar a 80 km.
Termosfera
A termosfera possui aumento gradativo da temperatura de acordo com o aumento da altitude, podendo chegar a 1500 °C.
Ela também pode ser chamada de ionosfera por causa da grande concentração de íons, é nessa camada que acontecem a aurora boreal e a aurora austral. A distância entre o limite da termosfera e a superfície terrestre pode chegar a 600 km.
Exosfera
A exosfera é a camada mais externa da atmosfera e não há como definir onde ela acaba e começa o espaço. O ar da exosfera é muito rarefeito e possui basicamente hélio e hidrogênio, com altas temperaturas.
Veja também: