Atos reflexos

Você sabe porque nos assustamos??? Venha aprender!

0

Sabe quando você vai entrar em um lugar e se assusta com alguém que já está lá? Ou quando encosta em uma panela quente e tira a mão rapidamente? Isso acontece porque seu sistema nervoso recebe um estímulo e responde ele rapidamente! Vamos entender esse processo? Continue lendo!

O que são atos reflexos?

Os atos reflexos são os mecanismos mais rápidos do sistema nervoso que envolvem um estímulo recebido e uma resposta a ele.

Essas respostas ocorrem de forma instantânea e involuntária e muitas delas são involuntárias como a contração dos músculos a um estímulo de cócegas ou ao encostar a pele em uma superfície quente. Os sustos também são atos reflexos do sistema nervoso quando estamos distraídos.

Alguns reflexos são de extrema importância para a autopreservação da vida do individuo como tossir e espirrar, por exemplo. Esse tipo de reflexo ocorre para que agentes irritantes sejam expulsos do organismo de maneira rápida.

Estruturas envolvidas no ato reflexos

Muitos órgãos e sistemas estão envolvidos nos atos reflexos, sendo o principal deles o sistema nervoso. No entanto, os órgãos sensoriais como a pele, os olhos e os ouvidos, estão diretamente ligados aos neurônios sensoriais que fazem sinapses e transmitem rapidamente essas informações.

Os músculos e as glândulas também são estruturas importantes para que os atos reflexos ocorram. Eles são chamados de órgãos efetores, ou seja, que executam a ação.

De forma geral os atos reflexos ocorrem com a ação conjunta de um receptor, um neurônio sensitivo, um neurônio associativo, um neurônio motor e um órgão efetor. Esses elementos juntos formam o chamado arco-reflexo.

Ato reflexo - Arco-reflexo
Ato reflexo – Arco-reflexo

Como ocorre um ato reflexo?

  1. O individuo que será o receptor percebe um estímulo;
  2. O neurônio sensitivo transporta a mensagem até a medula espinhal;
  3. Se houver um neurônio associativo, ele irá repassar a mensagem para o neurônio motor;
  4. O neurônio motor transmite a resposta ao órgão efetor.

Não se esqueça que essa é a reação mais rápida do sistema nervoso e todos esses passos levam apenas alguns milésimos de segundos para ocorrer!

Curiosidade

Uma pessoa embriagada perde quase totalmente seus atos reflexos, por isso elas não podem dirigir, já que a falta deles favorece a ocorrência de acidentes.

Veja também:

você pode gostar também