Benjamin Franklin
Benjamin Franklin é considerado um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos.
Quem foi Benjamin Franklin? Foi uma importante personalidade dos Estados Unidos. Cumpriu inúmeras funções no decorrer de sua vida, entre as quais se destacou a de escritor, jornalista, diplomata, cientista e editor.
Benjamin Franklin é considerado um dos principais representantes do Iluminismo nos EUA. Atuou bravamente ao lado dos revolucionários durante a Revolução Americana, se posicionando contra o colonialismo e a Lei do Selo.
Além disso, ele se destacou na realização de experimentos científicos envolvendo a eletricidade e participou da produção da Declaração de Independência dos Estados Unidos.
Seu importante desempenho durante o processo de independência dos norte-americanos, o classificou como um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos.
Biografia
Benjamin Franklin foi oriundo de uma família humilde, em que seu pai era fabricante de velas. Ele era o 17° filho de um total de vinte irmãos.
Aos dez anos abandonou a escola e foi trabalhar como aprendiz do seu irmão em uma tipografia. Tempos depois, antes de completar sua formação, partiu rumo a Londres, em busca de trabalho.
Em 1726 retornou aos Estados Unidos e passou a trabalhar como tipógrafo. Passados cinco anos, comprou um jornal, onde escrevia o Almanaque do Pobre Ricardo, em que escrevia textos sobre economia utilizando uma linguagem simples. Ao mesmo tempo em que escrevia, exercia a função de inventor.
Franklin defendia a união entre as colônias da América contra a dominação britânica. Por isso, representou várias delas no Parlamento. Além disso, lutou contra a Lei do Selo, imposto que causou intensa satisfação entre os colonos.
Após a independência dos Estados Unidos, se tornou embaixador do país na França. O trabalho desempenhado no país europeu foi fundamental para o apoio dos franceses na Revolução Americana.
Benjamin Franklin contribuiu para a elaboração da Constituição dos Estados Unidos, em 1787, assinando o texto constitucional junto a outras personalidades, como James Madison, George Washington, Alexander Hamilton e outros.
Ele casou-se e teve dois filhos. Morreu em 1790, aos 84 anos, na Filadélfia, Pensilvânia.
Política
Depois de conquistar a estabilidade financeira, Benjamin Franklin ocupou diversos cargos públicos. Um deles o levou a representar o estado da Pensilvânia, além de outros estados, em Londres.
Na capital inglesa, ele compreende que as Treze Colônias precisariam se unir para juntas, enfrentarem a Coroa Britânia.
Em 1772 volta aos Estados Unidos convencido de que os colonizadores não estavam dispostos a dar mais autonomia aos colonos.
Quando os Estados Unidos conquistam sua independência, Franklin passa a representar a Pensilvânia no Congresso responsável pela criação da Constituição do país.
Ele era defensor dos ideais iluministas que defendiam que a soberania política vem do povo.
Diante do seu desempenho na Revolução Americana, Benjamin Franklin, juntamente com Alexander Hamilton, Samuel Adams, John Jay, George Washington, John Adams, Thomas Jefferson e James Madison, são nomeados como os Pais Fundadores dos Estados Unidos.
Invenções de Benjamin Franklin
- Para-raios
- Lentes bifocais
- Aquecedor
- Harmônica de vidro
Frases de Benjamin Franklin
- Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença.
- As três coisas mais difíceis do mundo são: guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o tempo.
- Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum.
- Quem se apaixona por si mesmo não tem rivais.
Curiosidades sobre Benjamin Franklin
- Seu filho, William Franklin, era leal à Coroa Britânica;
- Escreveu um livro sobre puns, intitulado Fart Proudly que traduzido para o português, significa Peide com Orgulho. Esta obra nada mais é do que um ensaio científico sobre flatulências.
- Ele era contrário à escravidão.
Saiba mais em: Quem foi Martin Luther King?