O que foi o Iluminismo?

O Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa durante o século XVIII.

0

O Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa, durante o século XVIII. Os filósofos iluministas defendiam que sua época, era privilegiada por valorizar o uso da razão.

O principal objetivo dos pensadores dessa fase era fazer com que a sociedade europeia se tornasse mais justa e racional. Por isso, eles criticavam duramente as práticas adotadas pelos reis absolutistas.

Os princípios defendidos pelos iluministas inspiraram movimentos em diversas regiões do mundo, tais como a Revolução Americana e Revolução Francesa.

No Brasil, podemos citar a Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.

Resumo

Os filósofos iluministas acreditavam que o século XVIII foi marcado pelo auge da maturidade intelectual e racional do ser humano.

A palavra ideal para definir o Iluminismo, é razão. Pois ela é considerada a principal ferramenta que faz o homem lidar com a natureza  e a sociedade. Para os pensadores iluministas, o racionalismo possuía um valor insubstituível.

Segundo eles, o Iluminismo era um conjunto de ideais que se opunha ao pensamento religioso, tão valorizado pela sociedade medieval.

A razão assumia um papel contrário ao pensamento religioso, luz (razão) versus trevas (religião).

Os filósofos iluministas foram os responsáveis por criar o conceito de Idade das Trevas, por defenderem que este havia sido um período improdutivo para a sociedade.

Os séculos XVII e XVIII foram caracterizados pelo predomínio da razão em oposição à religião, fato que possibilitou lançar as bases para as mudanças que fundamentariam o mundo contemporâneo.

O Iluminismo foi o responsável por conduzir o mundo para um processo de laicização, isto é, novas formas de organizações que não contariam com o predomínio da religião.

Por isso, o século XVIII é chamado de Século das Luzes, pois iluminou a mente da sociedade com o uso da razão, deixando a religião de lado.

Características 

Vejamos as principais características do Iluminismo:

  • Valorização e uso da razão;
  • Crítica ao autoritarismo;
  • Liberdade política e econômica;
  • Crítica à autoridade religiosa;
  • Uso da ciência para problematizar as doutrinas religiosas.

Saiba mais em:

você pode gostar também