Benjamin Franklin

Benjamin Franklin é considerado um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos.

0

Quem foi Benjamin Franklin? Foi uma importante personalidade dos Estados Unidos. Cumpriu inúmeras funções no decorrer de sua vida, entre as quais se destacou a de escritor, jornalista, diplomata, cientista e editor.

Benjamin Franklin é considerado um dos principais representantes do Iluminismo nos EUA. Atuou bravamente ao lado dos revolucionários durante a Revolução Americana, se posicionando contra o colonialismo e a Lei do Selo.

Além disso, ele se destacou na realização de experimentos científicos envolvendo a eletricidade e participou da produção da Declaração de Independência dos Estados Unidos.

Seu importante desempenho durante o processo de independência dos norte-americanos, o classificou como um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos.

Biografia

Benjamin Franklin foi oriundo de uma família humilde, em que seu pai era fabricante de velas. Ele era o 17° filho de um total de vinte irmãos.

Aos dez anos abandonou a escola e foi trabalhar como aprendiz do seu irmão em uma tipografia. Tempos depois, antes de completar sua formação, partiu rumo a Londres, em busca de trabalho.

Em 1726 retornou aos Estados Unidos e passou a trabalhar como tipógrafo. Passados cinco anos, comprou um jornal, onde escrevia o Almanaque do Pobre Ricardo, em que escrevia textos sobre economia utilizando uma linguagem simples. Ao mesmo tempo em que escrevia, exercia a função de inventor.

Franklin defendia a união entre as colônias da América contra a dominação britânica. Por isso, representou várias delas no Parlamento. Além disso, lutou contra a Lei do Selo, imposto que causou intensa satisfação entre os colonos.

Após a independência dos Estados Unidos, se tornou embaixador do país na França. O trabalho desempenhado no país europeu foi fundamental para o apoio dos franceses na Revolução Americana.

Benjamin Franklin contribuiu para a elaboração da Constituição dos Estados Unidos, em 1787, assinando o texto constitucional junto a outras personalidades, como James Madison, George Washington, Alexander Hamilton e outros.

Ele casou-se e teve dois filhos. Morreu em 1790, aos 84 anos, na Filadélfia, Pensilvânia.

Política

Depois de conquistar a estabilidade financeira, Benjamin Franklin ocupou diversos cargos públicos. Um deles o levou a representar o estado da Pensilvânia, além de outros estados, em Londres.

Na capital inglesa, ele compreende que as Treze Colônias precisariam se unir para juntas, enfrentarem a Coroa Britânia.

Em 1772 volta aos Estados Unidos convencido de que os colonizadores não estavam dispostos a dar mais autonomia aos colonos.

Quando os Estados Unidos conquistam sua independência, Franklin passa a representar a Pensilvânia no Congresso responsável pela criação da Constituição do país.

Ele era defensor dos ideais iluministas que defendiam que a soberania política vem do povo.

Diante do seu desempenho na Revolução Americana, Benjamin Franklin, juntamente com Alexander Hamilton, Samuel Adams, John Jay, George Washington, John Adams, Thomas Jefferson e James Madison, são nomeados como os Pais Fundadores dos Estados Unidos.

Invenções de Benjamin Franklin

  • Para-raios
  • Lentes bifocais
  • Aquecedor
  • Harmônica de vidro

Frases de Benjamin Franklin

  • Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença.
  • As três coisas mais difíceis do mundo são: guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o tempo.
  • Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum.
  • Quem se apaixona por si mesmo não tem rivais.

Curiosidades sobre Benjamin Franklin

  • Seu filho, William Franklin, era leal à Coroa Britânica;
  • Escreveu um livro sobre puns, intitulado Fart Proudly que traduzido para o português, significa Peide com Orgulho. Esta obra nada mais é do que um ensaio científico sobre flatulências.
  • Ele era contrário à escravidão.

Saiba mais em: Quem foi Martin Luther King?

você pode gostar também