Conheça o historiador Leandro Karnal
Leandro Karnal é um historiador e professor que se destacou por falar de suas ideias em livros, na TV e no YouTube. Confira quem é Leandro Karnal.
Além disso, Karnal faz diversas aparições em programas de televisão e possui milhares de seguidores nas redes sociais. Com isso, ele se tornou famoso por popularizar as conversas sobre filosofia no Brasil.
Biografia de Leandro Karnal
Leandro Karnal nasceu no município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, no dia 1º de fevereiro de 1963. Ele é o terceiro de quatro filhos de Jacyr e Renato Karnal, advogado, político e professor de idiomas.
Durante a infância, ele estudou em um colégio de freiras. Depois, ao longo da sua juventude, estudou filosofia na Companhia de Jesus, tendo sido jesuíta. Mais tarde em sua vida, Karnal se afastou da religião e passou a se considerar ateu.
Aos 22 anos, em 1985, Karnal se formou na graduação em História pela Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos). Nove anos mais tarde, em 1994, ele concluiu o doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP).
Leandro Karnal atuou como professor de ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas e também em cursinhos pré-vestibulares. Atualmente, ele é professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Em sua carreira acadêmica, Karnal também é membro do corpo editorial das Revista Brasil de História e da Revista Poder & Cultura. Ele também é membro da Associação Nacional de História (ANPUH) e da Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha (ANPHLAC).
Além disso, ele é parecerista, ou seja, a pessoa responsável por avaliar publicações acadêmicas de importantes instituições de pesquisa científica no Brasil, como a Fapesp, o CAPES, o CNPq e a Revista Pagu.
Como pesquisador, os principais temas estudados por Leandro Karnal são a catequese, a representação religiosa e a conquista espiritual na América Latina.
Na mídia, Leandro Karnal se destaca por seu canal no YouTube, com mais de 3 milhões de visualizações nos seus vídeos. Ele também escreve uma coluna para o jornal O Estado de S. Paulo e participa diariamente de programas de rádio e televisão.
Karnal também ganhou notoriedade por participar de programas de televisão da TV Cultura, como o Café Filosófico e o Roda Viva, e da Rede Globo, como o Programa do Jô e o Conversa com Bial. Por fim, ele também escreveu diversos livros que foram sucessos de venda.
Livros de Leandro Karnal
Ao longo de sua carreira, Karnal já publicou mais de 20 livros com temas diversos, como história, religião, educação e filosofia.
- Teatro da Fé: Representação religiosa no Brasil e no México do século XVI (1998);
- Estados Unidos: A formação da nação (2001);
- História na sala de aula: Conceitos, práticas e propostas (2003);
- O Ensino Religioso na Escola Pública do Estado de São Paulo (2003);
- Cronistas da América (2004);
- História dos Estados Unidos (2010);
- A Escrita da Memória – Interpretações e Análises Documentais (2004);
- Conversas com um jovem professor (2012);
- Pecar e Perdoar (2014);
- A Origem do Homem e Seus Deuses (escrito com Adriano Gambarini; 2016);
- Verdades e Mentiras (escrito com Mario Sergio Cortella, Gilberto Dimenstein e Luiz Felipe Pondé; 2016);
- Felicidade ou Morte (2016);
- A Detração: Breve ensaio sobre o maldizer (2016);
- Diálogo de culturas (2017);
- Santos fortes: Raízes do Sagrado no Brasil (escrito com Luiz Estevam de Oliveira Fernandes; 2017);
- Crer ou não crer (escrito com o Padre Fábio de Melo; 2017);
- Todos contra todos: O ódio nosso de cada dia (2017);
- O que aprendi com Hamlet (2017);
- O mundo como eu vejo (2018);
- O Dilema do Porco-Espinho (2018);
- O inferno somos nós (escrito com Monja Coen; 2018);
- Felicidade: Modos de usa (escrito com Mario Sergio Cortella e Luiz Felipe Pondé; 2019);
- O coração das coisas (2019).
YouTube de Leandro Karnal
Em 2018, Leandro Karnal criou um canal no YouTube chamado “Prazer, Karnal”, em que posta vídeos sobre história, política e outros assuntos. O canal possui mais de 200 mil inscritos e, ao todos, seus vídeos já foram vistos mais de 3 milhões de vezes.
Frases de Leandro Karnal
Quem respeita o governador e não respeita a faxineira, não é um líder, e sim um interesseiro.
A cabeça que encontra a solução, é a mesma que elabora o problema.
Pessoas elevadas falam de ideias; pessoas medianas falam de fatos; pessoas vulgares falam de pessoas.
O que eu penso, não muda além do meu pensamento, o que eu faço a partir disso, muda tudo.
Preconceito é filho do medo e do risco que eu vejo no deságio de alteridade, ou seja, da diferença (ou até da semelhança mal resolvida).