Anfíbios
Os anfíbios são animais vertebrados que transitam entre o ambiente aquático e o ambiente terrestre.
Você se lembra daquela cantiga popular do sapo cururu?
“Sapo cururu, na beira do rio.
Quando o sapo canta, ó maninha!
É porque está com frio.”
Ela tem tudo a ver com os anfíbios! Os sapos pertencem a esse grupo e na cantiga temos as principais características desses animais. Eles necessitam mesmo estar sempre perto da água, além de ter a temperatura corporal semelhante ao ambiente em que estão inseridos.
Vamos conhecer esses animais melhor?
Como reconhecer um anfíbio?
Os anfíbios são animais vertebrados que transitam entre o ambiente aquático e o ambiente terrestre. Isso acontece porque a pele deles necessita se manter sempre úmida e a reprodução é dependente de água.
Onde vivem os anfíbios?
Com exceção da rã comedora de caranguejos que é um animal marinho e a rã-aguadeira que vive no deserto australiano, todos os outros anfíbios vivem na água doce. No Brasil temos mais de 500 espécies já identificadas.
Características dos anfíbios
- Pele lisa, fina e úmida, porém sem escamas.
- Temperatura corporal varia de acordo com a temperatura do ambiente.
- Vivem sempre em ambiente muito úmidos como aqueles próximo a lagos, represas, rios, já que é parcialmente dependente da água. Mas também podem ser encontrados dentro de matas, na região mais fresca e com maior umidade do ar.
- A alimentação dos anfíbios é baseada em moscas, minhocas, aranhas, pequenos mamíferos e, até mesmo, pequenos anfíbios.
- Respiram por brânquias, assim como os peixes.
Reprodução dos anfíbios
Os anfíbios se reproduzem de forma sexuada e a fecundação é externa, ocorre na água. Esse é um dos motivos para a dependência de água dos anfíbios.
A fêmea coloca os ovos na água e os macho libera o esperma sobre eles. Os embriões desenvolvem-se em forma de larvas, popularmente conhecidas como girinos (que só vivem na água), que fazem metamorfose e dão origem aos indivíduos adultos.
Sendo assim, é importante lembrar que assim que saem dos ovos, os anfíbios são completamente diferentes da sua fase adulta.
Classificação dos anfíbios
- Anuros: é o grupo dos sapos, rãs e pererecas. Eles tem quatro patas e não tem cauda.
- Urodelos: nesse grupo estão as salamandras. Mesmo o Brasil sendo um país rico em biodiversidade, até pouco tempo acreditáva-se que só existia uma espécie de salamandra aqui. No entanto, um estudo científico realizado em 2013 identificou ao menos 5 espécies de salamandras na Amazõnia.
- Ápodes: são os anfíbios que não possuem pés. Eles tem o corpo alongado mas não são facilmente confundidos com serpentes ou cobras.
Anfíbios desenho para imprimir e colorir
Veja também: