Cuca – Personagem do folclore brasileiro

A Cuca é uma das personagens do folclore brasileiro.

0

A Cuca é uma personagem do folclore brasileiro. Ela se tornou uma das mais conhecidas por ter feito parte dos livros infantis de Monteiro Lobato e da adaptação televisiva do Sítio do Picapau Amarelo.

É uma velha bruxa no corpo de um jacaré que amedronta as crianças traquinas que não obedecem aos pais.

Lenda da Cuca

A origem da lenda da Cuca vem de outra lenda galego-portuguesa, chamada Coca. A Coca era uma bruxa ou fantasma que raptava as crianças que desobedecessem aos pais.

A lenda da Cuca brasileira possui diversas características da portuguesa, pois é uma personagem folclórica que amedronta as crianças.

No Brasil, sua fisionomia é a de um jacaré, com enormes garras e uma voz assustadora. Assim como em Portugal, ela é temida por raptar as criancinhas que não obedecem a seus pais.

Como esta lenda é utilizada para causar medo nas crianças, ela virou cantiga de ninar:

Nana, neném
Que a Cuca vem pegar
Papai foi na roça
Mamãe foi trabalhar

De acordo com a lenda, a Cuca dorme somente uma noite a cada sete anos.

Cuca do Sítio do Picapau Amarelo

A Cuca do Sítio do Picapau Amarelo foi uma descrição feita por Monteiro Lobato em sua série de livros Sítio do Picapau Amarelo, posteriormente adaptada e transmitida em forma de série televisiva pela Rede Globo.

Na versão adaptada para televisão, a Cuca é um jacaré cruel que possui cabelos loiros e longos e vive em uma caverna fazendo magias.

Saiba mais em:

você pode gostar também