Com certeza você ouviu falar ou teve uma eructação.
Eructação nada mais é do que o nome técnico do arroto! Isso mesmo, o arroto é como é popularmente chamada uma eructação. Ela pode ser silenciosa ou ter aquele som característico e muitas vezes desagradável.
Eles acontecem quando o estômago expele gases para fora do corpo através da boca, que podem ser provenientes do ar engolido enquanto falamos e mastigamos ou pelo acúmulo de dióxido de carbono que é um gás efervescente.
A eructação é um processo fisiológico normal e comum entre todas as pessoas, principalmente durante a digestão, quando os alimentos passam por fermentações.
Esse não costuma representar um problema que requer ajuda médica, no entanto, se for persistente e tiver alguma anormalidade, é bom fazer uma visita ao gastroenterologista.
Como evitar eructações?
- Evitar o consumo de bebidas gaseificadas.
- Ingerir pequenas porções durantes as refeições.
- Mastigar devagar.
- Evitar chicletes e balas muito duras que aumentam a salivação.
- Não falar durante as refeições.
- Não forçar a expulsão dos gases do estômago, a eructação deve ser natural.
- Batidas leves nas costas dos bebês ajudam na eliminação de gases.
Cuidados a serem tomados
Eructações em excesso podem ser um sintoma de úlcera. Dores abdominais e queimação constante no estômago logo após as eructações também podem ser sinais de que algo está errado.
Se acumulados em excesso, os gases no estômago podem causar dores que se confundem com problemas cardíacos. Portanto, é bom estar atento às medidas de prevenção de eructações e procurar um médico sempre que houver qualquer dúvida.
Veja também: