Exercícios sobre a Guerra do Contestado

Confira os exercícios sobre a Guerra do Contestado que selecionamos especialmente para você!

0

Sabemos que a Guerra do Contestado foi um enfrentamento ocorrido na região sul do país que envolveu famílias camponesas e grandes empresas estrangeiras.

Chegou o momento de praticarmos nossos conhecimentos sobre esse conflito realizando os exercícios. Vamos lá?

Exercícios sobre a Guerra do Contestado


1 — (UEPB/2010) – Entre 1912 e 1916, ocorreu uma revolta camponesa num território entre o Paraná e Santa Catarina. A Guerra do Contestado teve um forte cunho social e colocou o sertanejo analfabeto e místico no centro dos acontecimentos. Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Contrariando a Lei de Terras de 1850, camponeses foram expulsos de suas terras para que a Brazil Railway Company construísse uma estrada de ferro entre São Paulo e o Rio Grande. Isto contribuiu fortemente para as revoltas que se seguiram.
b) A questão no Contestado não foi a insatisfação camponesa e sim a disputa por um território, rico em ervais nativos, entre Santa Catarina e Paraná, que armavam grupos e concediam terras a colonos para garantir a ocupação da área em litígio.
c) O messianismo é forte característica do Contesta. Os sertanejos criam num mundo melhor com a vinda de um salvador. Os “monges” João Maria D´Agostini e João Maria de Jesus pregavam o desprezo aos bens materiais, faziam profecias e criticavam o regime republicano.
d) Derrotados, os sertanejos renderam-se às forças legalistas. Uns foram enviados ao Paraná para fazer roçados ou coletar mate e outros foram presos em campos de concentração ou em colônias agrícolas. Muitos foram assassinados para desencorajar futuros movimentos.
e) Os rebeldes do Contestado adotavam a tática de guerrilha e aproveitavam os acidentes do terreno para armar emboscadas. Eram excelentes esgrimistas e usavam uma rede de “espiões” que traziam informações sobre a movimentação das forças legalistas.

2 — (UEL PR/2001) – Em 1912, José Maria, um beato e curandeiro de ervas, liderou um movimento de sertanejos entre os estados do Paraná e Santa Catarina, o Contestado, que persistiu até ser esmagado violentamente em 1916 por tropas governamentais.

Sobre o Contestado, é correto afirmar:

a) Os sertanejos consideravam a República usurpadora e adotavam o ideal comunitário de vida, defendendo um mundo fraterno e a distribuição das terras que o Governo havia concedido a uma companhia ferroviária estrangeira.
b) Os posseiros das terras contestadas combatiam as práticas religiosas tradicionais como o casamento e as procissões.
c) Como na revolta de Canudos, os sertanejos do Contestado desejavam a intervenção do Estado Republicano na saúde e na educação comunitária.
d) O movimento inspirou-se nas revoltas dos camponeses durante a Revolução Francesa e atacou os símbolos da ação governamental, como os cartórios e as câmaras municipais.
e) Os sertanejos receberam o decisivo apoio dos setores intelectuais adeptos da difusão das ideias racistas no Brasil.

3 — (UEPB/2000) – Durante a República Velha, entre os anos de 1912 e 1916, ocorreu um movimento de caráter messiânico em terras limítrofes do Paraná e Santa Catarina, onde foram expulsos vários posseiros dessa área, cedida pelo governo brasileiro para futuras instalações de uma empresa norte-americana.

Este movimento tornou-se conhecido como:

a) Canudos
b) Farroupilha
c) Contestado
d) Sabinada
e) Caldeirão

4 — (ACAFE SC/2001) – A alternativa que apresenta situação não adequada acerca do fenômeno social conhecido por “Guerra do Contestado” (1912-1916) é:

a) Após a “pacificação” do movimento, o Oeste de Santa Catarina foi colonizado por alemães e italianos, oriundos do Rio Grande do Sul.
b) Seu caráter estritamente popular levou o governo republicano a reprimi-lo severamente.
c) A liderança dos monges João e José Maria trouxe um aspecto religioso e messiânico ao movimento.
d) Além dos interesses dos coronéis, duas companhias estrangeiras foram responsáveis pela expulsão e exploração dos posseiros.
e) Foi um movimento identificado com os ideais do Tenentismo e da Coluna Prestes.

5 — (Unemat MT/2012) – “O movimento social surgido em 1911 […]. Nasceu reunindo seguidores de um ‘coronel’ tido como amigo dos pobres e pessoas de diversas origens, atingidas pelas mudanças que vinham ocorrendo na área.

Entre elas, trabalhadores rurais expulsos da terra pela construção de uma ferrovia e por uma empresa madeireira e gente que tinha sido recrutada na construção da ferrovia, ficando novamente desempregada no fim de seus contratos. Os rebeldes se agruparam em torno de José Maria, uma figura que morreu nos primeiros choques com a milícia estadual e foi santificada”. (FAUSTO, Boris. História do Brasil. 8. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.p.296).

Sobre qual movimento social o texto faz referência?

a) Contestado
b) Canudos
c) Revolta da Chibata
d) Juazeiro
e) Cabanagem

6 — Quais foram os estados brasileiros que se envolveram na Guerra do Contestado?

a) São Paulo e Paraná
b) Santa Catarina e Paraná
c) Santa Catarina e São Paulo
d) Paraná e Rio Grande do Sul

7 — Cite as principais consequências da Guerra do Contestado.



Gabarito

1-E
2-A
3-C
4-E
5-A
6-B
7- Mortes; destruição do Contestado; delimitação da fronteira entre o estado do Paraná e Santa Catarina; surgimento de novas cidades.

Clique aqui para baixar em PDF!

Leia também:

você pode gostar também