Exercícios sobre a Reforma Agrária

Exercícios para medirmos nossos conhecimentos sobre a reforma agrária!

0

Sabemos que a reforma agrária é contra a formação de latifúndios, pois eles tiram o valor social da terra e intensificam as desigualdades sociais a medida em que são utilizados unicamente como fonte de riqueza.

Assim, o objetivo da reforma agrária é buscar uma reorganização justa da terra, em que os pequenos agricultores tenham o direito de manter uma agricultura familiar.

A partir dos conhecimentos que construímos juntos sobre a reforma agrária, responda as questões criadas especialmente para você!

Exercícios sobre a Reforma Agrária 


1- O que é reforma agrária?




2- Qual a relação do Iluminismo com a reforma agrária?




3- Por que a terra possui um valor social?



4- Qual é o principal objetivo da terra, de acordo com a reforma agrária?

a) O principal objetivo da terra, de acordo com a reforma agrária, é que toda a população se beneficie dos bens por ela produzidos.

b) O principal objetivo da terra, de acordo com a reforma agrária, é que parte da população se beneficie dos bens por ela produzidos.

c) O principal objetivo da terra, de acordo com a reforma agrária, é que somente os mais ricos se beneficiem dos bens por ela produzidos.

d) O principal objetivo da terra, de acordo com a reforma agrária, é que somente a classe média se beneficie dos bens por ela produzidos.

5- Por que os adeptos da reforma agrária são contra os latifúndios?




6- Desde o início da história do Brasil – mais precisamente em 1530 –  a terra esteve concentrada nas mãos de um pequeno grupo. Prova disso foram as____________________________________:

a) Capitanias familiares

b) Capitanias patronais

c) Capitanias hereditárias

d) Capitanias matrimoniais

7- O MST foi o resultado de intensas lutas de camponeses contra a concentração de terras no país. Qual o significado da sigla MST?

a) Movimento dos Senhores de Terras

b) Movimento dos Senhores sem Terras

c) Movimento dos Sem Teto

d) Movimento dos Sem Terra

8- É importante ressaltar que o Brasil, durante muito tempo, foi comandado

a) Pelos jesuítas

b) Pela elite latifundiária

c) Pelos donos de indústrias

d) Pelos trabalhadores

9- Por isso, a questão agrária, atualmente, é extremamente delicada por envolver _____________________________________ que têm uma linhagem familiar com profunda influência na política nacional.

a) Pequenos agricultores

b) Médios agricultores

c) Proprietários de terras

d) Comerciantes

Gabarito

1- Reforma agrária é o termo utilizado para se referir a redistribuição de terras, para que elas sejam acessíveis a todos. A intenção é que não haja concentração de terras nas mãos de uma só pessoa ou de um grupo pequeno.

2- O Iluminismo sustentou a ideia de que a terra deveria ser um bem comum a todos, por isso ele influenciou os ideais da reforma agrária.

3- A terra possui um valor social porque ela deveria ser um bem comum a todos.

4- A

5-  Porque eles não exploram a terra como deve ser, além de excluir os indivíduos que podem produzir em escalas menores.

6- C

7- D

8- B

9-C

Clique aqui para baixar essa atividade em PDF!

Veja também:

você pode gostar também