Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã foi um conflito entre os Estados Unidos e o Vietña do Norte motivado pela rivalidade entre as potências capitalistas e comunistas.

0

O que foi a Guerra do Vietnã?

Foi um conflito que ocorreu entre os Estados Unidos (apoiadores do Vietnã do Sul) e o Vietnã do Norte (apoiado pela União Soviética).

A guerra iniciou-se entre o Vietnã do Norte (comunista) e o Vietnã do Sul (capitalista) que ansiavam a unificação do país. Em 1965 os Estados Unidos entram no conflito lutando ao lado do Vietnã do Sul.

O enfrentamento ocorreu no período conhecido como Guerra Fria, em que o mundo viveu uma bipolarização entre comunismo (URSS) versus capitalismo (EUA).

Os dois países não se enfrentavam diretamente mas interferiam em conflitos internos de diversos países em busca de aliados para suas ideologias.

Quando ocorreu Guerra do Vietnã?

A Guerra do Vietnã se iniciou a partir de 1955 entre o Vietnã do Norte e Vietnã do Sul. Entretanto, a partir de 1965 os Estados Unidos entram no conflito ao lado do Vietnã do Sul.

Em contrapartida, o Vietnã do Norte era apoiado pela União Soviética. O enfrentamento se estendeu de 1955 a 1975.

Causas da Guerra do Vietnã

Em 1954 acontece a Conferência de Genebra, cujo objetivo era unificar o país que era dividido em duas partes:

  • Sul: Capitalista. Financiado pelos Estados Unidos;
  • Norte: Comunista, liderada por Ho Chi Minh (vietnamita).

De um lado, tinha-se o Vietnã do Norte, apoiado pela União Soviética e do outro o Vietnã do Sul, apoiado pelos Estados Unidos. Foi a partir da resistência comunista do sul do país que a guerra começou.

A guerra iniciou-se oficialmente a partir do não cumprimento da Conferência de Genebra. Os motivos ideológicos (capitalismo X socialismo) prevaleceram.

Ho Chi Minh (comunista) combatia a política econômica dos países capitalistas, que declararam hegemonia em relação ao bloco dos países comunistas.

Desse modo, o governo norte-americano lutava para combater uma possível dominação comunista no Vietnã do Sul.  O mundo vivia em plena Guerra Fria, com isso o objetivo dos estadunidenses eram impedir que o comunismo se espalhasse pelo mundo.

Fim da Guerra do Vietnã

O fim da Guerra do Vietnã foi marcado pela derrota dos Estados Unidos. Diversos pesquisadores afirmam que foi a maior derrota militar do país.

A guerra simbolizou a derrocada da maior potência capitalista por um país de terceiro mundo. Mesmo utilizando armamentos sofisticados e helicópteros, eles foram incapazes de vencer o conflito.

Os vietnamitas usavam armas de madeira com venenos, fuzis e morteiros. Um dos aspecto que beneficiou os guerrilheiros comunistas, foi o profundo conhecimento da floresta, favorecendo a utilização de táticas de guerrilha.

Deste modo, a guerra do Vietnã foi marcada pela vitória do Vietnã do Norte.

Consequências

Vejamos alguma das consequências da Guerra do Vietnã:

  • O conflito provocou cerca de 1 milhão de mortos e mais de 2 milhões de mutilados e feridos;
  • Destruiu casas, povoados e campos cultivados;
  • A economia do Vietnã foi arruinada.

Veja também:

você pode gostar também