Exercícios sobre subtração de frações

Veja uma lista de exercícios com gabarito sobre subtração de frações. Saiba o que fazer quando os denominadores são diferentes.

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Fazer a subtração de frações é semelhante a fazer a adição de frações. Em ambas as operações precisamos que os denominadores sejam iguais.

Quando os denominadores não são iguais, devemos determinar frações equivalentes as frações dadas, que tenham um denominador em comum. Depois, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador.

A seguir, veja uma lista de exercícios resolvidos sobre subtração de frações.

Lista de exercícios sobre subtração de frações


Exercício 1. Faça a subtração das frações abaixo:

a) \frac{4}{5} - \frac{3}{5}

b) \frac{6}{7} - \frac{4}{7}

c) \frac{10}{16} - \frac{2}{16} - \frac{5}{16}

d) \frac{18}{25} - \frac{6}{25} - \frac{2}{25} - \frac{5}{25}


Exercício 2. Realize as seguintes subtrações de frações:

a) \frac{2}{3} - \frac{1}{2}

b) \frac{3}{4} - \frac{7}{10}

c) \frac{5}{9} - \frac{2}{6}

d) \frac{11}{15} - \frac{1}{2}


Exercício 3. Determine o valor de cada expressão:

a) \frac{7}{6} + \frac{4}{6} - \frac{5}{6} + \frac{3}{6} - \frac{9}{6}

b) \frac{5}{6} - \frac{1}{2} - \frac{1}{3}


Exercício 4. Que fração vamos obter se subtrairmos  \frac{3}{20} da fração  \frac{11}{20}?


Exercício 5. Dos alunos de uma escola, \frac{5}{8} preferem vôlei, \frac{1}{6} prefere natação e o restante prefere jogar xadrez. Qual a fração de alunos que prefere jogar xadrez?

Crianças jogando xadrez


Gabarito

Respostas do exercício 1

a) \frac{4}{5} - \frac{3}{5} = \mathbf{\frac{1}{5}}

b) \frac{6}{7} - \frac{4}{7} = \mathbf{\frac{2}{7}}

c) \frac{10}{16} - \frac{2}{16} - \frac{5}{16} = \mathbf{\frac{3}{16}}

d) \frac{18}{25} - \frac{6}{25} - \frac{2}{25} - \frac{5}{25} = \frac{5}{25} = \mathbf{\frac{1}{5}}

Respostas do exercício 2

a) \frac{2}{3} - \frac{1}{2} = \frac{4}{6} - \frac{3}{6} = \mathbf{\frac{1}{6}}

b) \frac{3}{4} - \frac{7}{10} = \frac{15}{20} - \frac{14}{20} = \mathbf{\frac{1}{20}}

c) \frac{5}{9} - \frac{2}{6} = \frac{10}{18} - \frac{6}{18} = \frac{4}{18} = \mathbf{\frac{2}{9}}

d) \frac{11}{15} - \frac{1}{2} = \frac{22}{30} - \frac{15}{30} = \mathbf{\frac{7}{30}}

Respostas do exercício 3

a) \frac{7}{6} + \frac{4}{6} - \frac{5}{6} + \frac{3}{6} - \frac{9}{6} = \frac{0}{6}= \mathbf{0}

b) \frac{5}{6} - \frac{1}{2} - \frac{1}{3} = \frac{5}{6} - \frac{3}{6} -\frac{2}{6} = \frac{0}{6} = \mathbf{0 }

Respostas do exercício 4

\frac{11}{20} - \frac{3}{20} = \frac{8}{20} = \mathbf{\frac{2}{5}}

Obtemos a fração 2/5.

Respostas do exercício 5

Primeiro, devemos somar as frações de alunos que preferem vôlei e natação:

\frac{5}{8} + \frac{1}{6} = \frac{15}{24} + \frac{4}{24} = \frac{19}{24}

Agora, calculamos a fração de alunos que prefere jogar xadrez, que é dada por:

1 - \frac{19}{24} = \frac{24}{24} - \frac{19}{24} = \mathbf{\frac{5}{24}}

Logo, a fração de alunos que prefere xadrez é igual a 5/24.

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