Formas geométricas sólidas

Poliedros, corpos redondos e outros, aprenda a definição e a diferença entre eles. Veja também, exemplos de objetos do dia-a-dia que são formas geométricas sólidas.

0

Os sólidos geométricos são objetos que possuem altura, profundidade e largura, ou seja, são tridimensionais.  Eles são divididos em poliedros, corpos redondos e outros.

Poliedros

Os poliedros possuem  vértices, arestas e faces, sendo que cada face é um polígono. Desse modo, todo sólido geométrico que for composto apenas por polígonos, é um poliedro.

Poliedros

Corpos redondos

Enquanto os poliedros possuem faces, os corpos redondos têm curvas. Caso sejam colocados sobre algum lugar que seja inclinado, eles vão rolar. Cilindros, cones e esferas são exemplos desse tipo de sólido geométrico.

Corpos redondos

Outros

São aqueles que não se encaixam na definição de poliedros, nem de corpos redondos.  Eles possuem face, mas modificada, com curvas. No entanto, essas curvas não fariam o sólido rolar.

Sólidos geométricos no dia-a-dia

Ainda que muitas vezes passe despercebido, muitos objetos do nosso dia-a-dia têm o formato de um sólido geométrico. Vamos ver alguns exemplos:

  • Cone: uma casquinha do sorvete, um chapeuzinho de aniversário, um funil etc.
  • Cilindro: uma lata de refrigerante, um pacote de biscoito recheado, uma rolha etc.
  • Paralelepípedo: uma caixa de sapato, um pacote de fraldas, uma caixa de fósforos etc.
  • Esfera: uma bola de futebol, um globo terrestre, uma laranja etc.

 

sólidos geométricos no dia a dia

Você também pode se interessar:

você pode gostar também