O que é Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um histórico de cada consumidor como "bom pagador", utilizado para conceder crédito para pessoas e empresas. Saiba mais!

Com o tempo, é natural que mais e maiores compromissos financeiros sejam assumidos por uma pessoa. No entanto, sem um histórico dessas transações, é difícil que uma pessoa comprove ser alguém que pague em dia suas contas.

Por isso, diversos sistemas surgem para fazer análise do perfil com o objetivo que possam ser oferecidas as melhores condições de crédito para o consumidor. No Brasil, essa análise é feita por meio do Cadastro Positivo.

O que é Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de informações sobre como as pessoas pagam seus compromissos financeiros relacionados à contratação de crédito, como os financiamentos. Assim, o consumidor pode construir um histórico de “bom pagador” perante as instituições de análise de crédito.

Nesse banco de dados, constam o histórico de totais financiados, quantidades e valores das parcelas e comportamento e pontualidade do consumidor. Além dos serviços de crédito, contas de consumo, como água, luz, água, gás e telefone, também podem ser avaliados durante a análise do perfil do consumidor.

Esse banco de dados é operado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC. Devido à alteração feita em 2019 na lei 12.414/2011, todas as pessoas físicas e jurídicas que possuem empréstimo, financiamentos, compras a prazo ou contas de consumo são inclusas automaticamente.

O principal objetivo do Cadastro Positivo é facilitar o acesso ao crédito com juros menores para consumidores e negócios que são considerados “bons pagadores”.

A partir dos dados de consumo, a análise e concessão de crédito passem a ser mais precisas e individualizadas, de forma que cada pessoa possa obter melhores benefícios a partir de seu comportamento financeiro.

Como funciona o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo disponibiliza informações para bancos e outras instituições financeiras para que essas possam criar seus próprios sistemas de pontuação. Além dos dados fornecidos pelo cadastro, outras informações, como idade e profissão, podem ser relevantes para o indicador, chamador de score.

score é atualizado semanalmente para ser fiel à realidade do consumidor. Dessa forma, se a pessoa ou empresa paga todas as contas em dia em um mês e atrasa no outro, o score pode ser afetado em um curto período de tempo.

Para quem não quer estar sendo acompanhado pelo Cadastro Positivo, é possível solicitar para ser retirado do sistema. No entanto, essa saída se torna um período vazio, que pode ser mal avaliado no momento da concessão de crédito.

Veja mais:

você pode gostar também
Deixe um comentário