O que é código postal

Código postal é um código que serve para identificar um endereço e facilitar a entrega de correspondências

0

Em algum momento, todos precisam enviar uma correspondência ou informar o endereço em um formulário. Geralmente, surgem dúvidas como “o que é código postal?” e porque é importante saber desse código numérico que parece tão irrelevante nos endereços. No entanto, é muito simples compreender o que é e a importância do código postal.

Presente em todos os endereços do país, código postal é um código formado por números e/ou letras que serve para identificar um endereço. Assim, o código postal é utilizado pelas empresas postais dos países para facilitar a organização e entrega de cartas e encomendas.

Por isso, um código postal errado pode dificultar o processo de entrega de uma correspondências e até mesmo impossibilitar a entrega. Além disso, como uma mesma cidade pode possuir duas ruas com nomes iguais, a correspondência pode ser entregue no endereço errado, caso o código postal esteja errado.

Atualmente, 117 países possuem algum modelo de código postal, tanto numéricos quanto com letras e números. No Brasil, o código postal é o Código de Endereçamento Postal (CEP). O CEP foi criado pelos Correios, empresa que cuida de todo o sistema postal brasileiro, em 1971.

No início, o CEP era formado por cinco números, mas passou a ser composto por oito dígitos em 1992. Esses oito números são separados em um bloco de cinco dígitos e em outro bloco de três. Cada dígito do primeiro bloco identifica região, sub-região, setor, subsetor e divisor de subsetor, enquanto o segundo bloco indica o logradouro específico.

Veja também:

você pode gostar também