O que é permuta

A permuta sempre foi uma prática comum, tanto que teve seu conceito expandido para a biologia, matemática, mercado imobiliário e redes sociais.

0

Uma prática muito comum na história da humanidade é a troca de serviços e objetos, sem o envolvimento de valores financeiros. Essa prática é frequente até hoje em diversas situações, sendo mais conhecida como permuta.

O que é permuta

A permuta é uma espécie de contrato entre duas pessoas, mas que não envolve valores financeiros. O que é negociado em uma permuta é a troca de objetos e serviços em que ambos os participantes do acordo são beneficiados.

Essa ação é muito comum no cotidiano, quando as pessoas oferecem algo a outras em busca de obter alguma coisa. Por exemplo, ajudar em uma atividade escolar em troca de um auxílio em tarefas domésticas ou consertar um computador para ganhar carona.

Permuta na Biologia

Na biologia, a permuta é mais conhecida como crossing-over, ou seja, o fenômeno em que ocorre a troca informações genéticas entre cromossomos. Esse processo acontece na meiose e é responsável pela diversidade entre os indivíduos.

Nessa permuta, as cromátides homólogas trocam pedaços de si que contém diversos genes. Assim, novas combinações genéticas surgem para gerar novas características em seres vivos.

Permuta na matemática

Na matemática, existe a permutação, que é uma das maneiras de ordenar elementos em um conjunto. Existem diferentes tipos de permutação dentro do estudo de análise combinatória.

A permutação simples, por exemplo, seguindo a fórmula P = n! para determinar o número de agrupamentos possíveis. A partir disso, é possível descobrir que a palavra “gato” poderia ter sua letras arranjadas de 24 formas diferentes.

Permuta de imóveis

No ramo imobiliário, é muito comum que a pessoa deseje comprar uma casa e não tenha a quantia necessária para o pagamento, mas possua outros bens. Assim, é possível realizar uma permuta de um imóvel por outro.

Por exemplo, se uma pessoa possui um terreno, ela pode trocar em uma casa, um apartamento ou ainda um imóvel ainda não construído. Como nem sempre os preços são equivalentes, é possível complementar a permuta com dinheiro.

Permuta no Instagram

Uma prática que se tornou comum no Instagram e em outras redes sociais é a permuta. Geralmente, uma pessoa oferece serviços e produtos para um influenciador em troca de ser divulgado para os seguidores da pessoa.

Dessa forma, é muito comum que influenciadores recebam produtos, como roupas e alimentos, e serviços, como procedimentos estéticos, para que possa divulgar e criar conteúdo sobre a marca que concedeu os itens.

Veja mais:

você pode gostar também