Planificação dos sólidos geométricos

Você sabe o que quer dizer planificação de sólidos geométricos? Aprenda o que é e veja exemplos de figuras geométricas planificadas.

0

Os sólidos geométricos são figuras que possuem três dimensões: largura, comprimento e altura. São exemplos: os cubos, os cilindros, os cones, as pirâmides etc.

A planificação  de um sólido geométrico é a representação, em um único plano, de todas as formas geométricas planas que compõem o sólido.

Para compreender melhor o que é a planificação, podemos pensar em uma caixa, que possui formato de um paralelepípedo retângulo. A planificação da caixa seria a abertura completa dela, de modo que ela passe a ter apenas duas dimensões.

Exemplo de planificação

Pirâmide

Em uma pirâmide, um de seus lados (a base) sempre será um polígono, e os outros, triângulos. Portanto, ela é o sólido geométrico, certo?

Agora imagine que, por algum motivo, os lados dessa pirâmide caíram. No chão, essas partes ficaram planas, ou seja, temos a planificação do sólido geométrico.

Planificação de uma pirâmide

É importante observar que o número de triângulos de uma pirâmide está diretamente relacionado com a quantidade de lados da sua base.

Prismas

A diferença dos prismas para as pirâmides é que o prisma é um sólido geométrico que contém duas bases. Além disso, as faces não precisam ser formadas apenas por triângulos, elas também podem ser quadrados, pentágonos, hexágonos etc.

Planificação de um hexágono

Dessa forma, quando um prisma é planificado, ele sempre vai apresentar dois polígonos que são congruentes e também paralelogramos.

Cilindros

Os cilindros são sólidos geométricos que possuem duas bases com forma de círculo. Quando essa figura é planificada, obtém-se dois círculos e um paralelogramo, que pode ou não ser um retângulo.

Planificação de um cilindro

Cones

Esse sólidos geométricos também tem a base formada por círculo, mas apenas um. Já resto da figura tem formato de funil, ou daqueles chapeuzinhos de aniversário.

Quando um cone é planificado ele apresenta duas partes, um círculo e um pedaço de um círculo, denominado setor circular. Para exemplificar, imagine o pedaço de uma pizza, o setor circular tem aquele formato.

Planificação de um cone

Você também pode se interessar:

você pode gostar também