“Por que devemos te contratar?” Saiba como responder uma das mais clássicas perguntas de entrevistas de emprego

Responder a certos questionamentos com desenvoltura e calma podem ser fundamentais para garantir a vaga naquele tão sonhado emprego.

Quem nunca se deparou com a pergunta “Por que devemos te contratar?” em uma entrevista de emprego? Apesar de ser um questionamento clássico, nem todo mundo está preparado para respondê-lo e acaba perdendo a oportunidade de se diferenciar em relação a outros candidatos.

Afinal, para chamar a atenção dos recrutadores, é preciso ter as habilidades técnicas necessárias, mas também é necessário possuir uma série de competências comportamentais que se enquadrem nos valores da empresa.

Aqui, a autoconfiança e habilidades, como a capacidade de escuta ativa e um interesse genuíno em integrar-se àquele quadro de funcionários, são fundamentais. Da mesma forma, o candidato precisa ter em mente que é necessário valorizar suas experiências e propor soluções de forma proativa.

Recrutadores

Na prática, o que o recrutador espera encontrar é um candidato que tenha se preparado para o momento da entrevista, que se interessou em procurar informações sobre a empresa e a vaga, e também a forma como o seu perfil e objetivos de vida se enquadram na cultura organizacional.

Portanto, não há uma resposta ideal para a pergunta, mas é fundamental que ela seja genuína e sincera. O que o recrutador espera é uma resposta que proporcione entendimento sobre a organização e que também estabeleça uma conexão com a cultura, valores e objetivos da empresa. Em outras palavras, não é possível ser genérico nessas ocasiões.

Assim, ao ouvir a pergunta “Por que devemos te contratar?”, o candidato deve reforçar suas habilidades e experiências e alinhá-las aos valores da empresa. Aqui, três pontos serão analisados: autoconhecimento, relevância para a empresa e profundidade da resposta.

Comunicação eficaz

Durante uma entrevista de emprego, é essencial que o candidato vá além de sua competência profissional, até porque o recrutador já possui o seu currículo em mãos. Portanto, é o momento de mostrar habilidades comportamentais, ou seja, de expressar ideias, ter escuta ativa, pensamento crítico, criatividade e até mesmo demonstrar entusiasmo com a oportunidade.

A decisão por contratar ou não um profissional passa por habilidades, mas principalmente por como o indivíduo as adquiriu a partir de experiências anteriores.

você pode gostar também
Deixe um comentário