Pronto para morar sozinho? Confira 6 dicas para mobiliar a sua nova casa sem gastar demais
Saiba como evitar gastos desnecessários e ainda ter uma casa confortável.
Sair da casa dos pais e ir em busca de um canto só seu, seja na mesma ou em outra cidade, é uma mudança acompanhada de muitas emoções que podem impactar diretamente no momento de mobiliar o novo imóvel.
Portanto, antes mesmo de qualquer movimento, o ideal é fazer uma lista com os itens essenciais para a casa, olhar as coisas dentro de um orçamento pré-estabelecido e não comprar por impulso.
Mas, para que esse movimento de ir morar sozinho seja o mais simplificado possível, nós preparamos uma lista com dicas essenciais para começar a nova vida sem dores de cabeça.
6 passos para mobiliar a sua nova casa
1- Orçamento
Antes de mais nada, é preciso ter clareza do orçamento disponível para o mobiliário. Assim, é possível organizar a ordem de prioridade do que precisa ser comprado.
Priorize itens essenciais, como geladeira, fogão, cama… Deixe a decoração para quando ela couber no orçamento, sem apertos financeiros. O ideal é também ter clareza de todos os gastos fixos da nova casa.
2- Pesquise bastante!
Seja via Internet ou lojas físicas, é importante pesquisar os valores em diversos locais antes de fechar uma compra. Essa economia pode representar a garantia de se conseguir adquirir mais itens da sua lista de prioridades. Vale, inclusive, adquirir móveis de segunda mão; é possível encontrar objetos de bastante qualidade em brechós e antiquários.
3- Comprar menos para comprar bem
Mesmo que demore um pouco mais para mobiliar toda a casa, invista em itens de qualidade. Isso, a médio prazo, evitará gastos extras com manutenção.
4- Fuja das compras por impulso
Controle o preço das coisas e as suas emoções! Reflita antes de cada compra, veja se ela é realmente necessária e não se esqueça de negociar valores. Não compre quando estiver eufórico ou triste. Emoções muito afloradas podem fazer você tomar decisões erradas.
5- Seguro residencial
A verdade é que pouca gente tem seguro residencial como prioridade. Contudo, é preciso ter em mente que ele pode ser uma forma de evitar gastos extras inesperados.
6- Monte seus próprios móveis
Uma forma de economizar na hora de mobiliar a sua casa é você mesmo montar os móveis mais simples por conta própria. Assim, o dinheiro que seria investido na contratação de um profissional pode ser revertido em outros itens para o seu novo lar.
Além disso, hoje há sites nos quais é possível você enviar o projeto dos móveis e eles enviam as peças já cortadas para você mesmo montar. Pode sair um pouco mais barato do que contratar uma empresa de planejados.