Quem foi Frida Kahlo?
Frida Kahlo foi uma das figuras mais importantes da arte no século XX. Sua história contou com vários conflitos, que inspiraram suas obras.
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, mais conhecida como Frida Kahlo, é conhecida como uma das figuras mais importantes para a arte do século XX. Em suas obras, ela refletia a sua realidade, com guerras internas e outros traumas.
As aflições da artista eram registradas em seu diário. Tanto que nesses papéis, ela registrou suas últimas palavras, que foram: Espero com alegria… e espero nunca mais voltar”.
Frida Khalo viveu um casamento muito conturbado. Além disso, sua saúde era frágil e ela não podia ter filhos, tanto que a artista faleceu muito jovem, aos 47 anos, no dia 13 de julho de 1954.
Carreira de Frida Kahlo
Desde muito cedo, a vida da artista foi repleta de lutas. Com apenas seis anos, superou a paralisia infantil, que deixou uma perna mais fina e um pé atrofiado como sequelas.
Ela iniciou seus estudos em medicina, na Escola Preparatória Nacional. Quando tinha dezoito anos, ao retornar para casa, sofreu um grave acidente de carro, que a deixou com grandes sequelas.
A artista passou por 35 cirurgias. Foi nesse período que ela descobriu sua paixão pela pintura. Como não podia levantar da cama, seu pai adaptou um cavalete e assim, iniciou-se a série de autorretratos de Frida.
A primeira obra de Kahlo foi Autorretrato com vestido de veludo (1926). Já a primeira exposição da artista foi em 1939, em Nova York. Foi quando ela ganhou grande fama internacional.
Vida pessoal
Três anos após o acidente, Frida Kahlo se aproximou do artista Diego Riveira, com o desejo de que ele analisasse suas obras.
A partir disso, iniciou-se um relacionamento conflitoso, com várias traições de ambas as partes. Além disso, ela enfrentou abortos espontâneos, que geraram grandes traumas na artista.
Obras de Frida Kahlo
Conheça as principais obras de Frida Kahlo:
- Retrato de Miguel N. Lira (1927)
- Frida e a Cesárea(1931)
- Meu Nascimento (1932)
- Hospital Henry Ford (1932)
- A Coluna Partida (1944)
- Autorretrato com Macaco (1945)
- Retrato do Meu Pai Wilhem Kahlo (1952)
- Viva a Vida (1954)
Veja também: