Plano de aula Dia do Índio – Educação Infantil
Plano de aula sobre o Dia do Índio para a educação infantil.
A equipe do Ler e Aprender selecionou essa sugestão de plano de aula para o Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril. Esse plano de aula é direcionado para turmas da educação infantil.
Diversas escolas e associações promovem eventos no dia 19 de abril com o objetivo de destacar a importância dos indígenas para a formação do povo brasileiro.
No Brasil, o Dia do Índio foi determinado durante o período do Estado Novo, em 1943. Nessa época, o presidente do país era Getúlio Vargas.
É importante salientar que existe outra data destinada aos povos indígenas a nível internacional determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU). É o dia 9 de agosto.
TEMA: Dia do Índio
ANO: Educação Infantil
DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos
OBJETIVOS:
- Mostrar a importância da cultura indígena;
- Motivar o interesse das crianças pela cultura indígena;
- Desenvolver a atenção;
- Desenvolver a coordenação motora.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Vídeo
- Folha branca
- Lápis de cor
- Notebook ou imagens impressas para a reprodução de imagens
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
A primeira aula consistirá na reprodução do vídeo da Turma do Folclore, intitulado Celebrando na aldeia o Dia do Índio, disponível no YouTube, veja o vídeo abaixo:
Inicialmente, deixe o vídeo passar sem a sua interferência. Quando ele terminar, pergunte às crianças qual foi a impressão delas em relação ao vídeo.
Após a primeira reprodução, coloque-o novamente e vai pausando o vídeo nos seguintes momentos:
1° Quando a narradora falar: Em uma grande aldeia indígena, pause o vídeo e mostre uma imagem para as crianças de como é uma aldeia indígena. Segue o exemplo da imagem
Explique que existem muitos indígenas que moram nesse tipo de habitação e que são muito felizes por isso. Retorne ao vídeo.
2° Quando voltar ao vídeo, pergunte às crianças se elas conhecem os objetos (rede, vaso de barro) que estão na cena. Se elas já viram e/ou já usufruíram dos mesmos. Pause o vídeo nesse momento.
3° Com o vídeo ainda pausado, analise os trajes do indígena. Ele está de cocar, cobrindo apenas a região da cintura e com o rosto pintado. Diga que realmente existem indígenas que se vestem assim e gostam. Novamente, mostre uma imagem real às crianças.
Exalte a beleza das cores e dos trajes que eles estão usando. São nos momentos de demonstração da realidade reproduzidas pelas imagens que você deverá valorizar a cultura deles.
4° No momento em que o vídeo falar sobre o pajé, pause-o novamente. Mostre uma imagem de um pajé e fale sobre a importância dele nas tribos indígenas.
Busque associar a imagem dele à pessoas que as crianças tenham contato e que desempenhem funções análogas.
5° Quando a narradora começar a falar dos objetos criados pelos indígenas, reproduza algumas imagens de objetos que talvez sejam utilizados pelas crianças no seu cotidiano. Segue o exemplo:
6° Pause o vídeo no momento em que falar do pau-brasil. Mostre-o.
Diga que a coloração expelida pela madeira da árvore foi uma das coisas que chamou a atenção dos portugueses quando eles chegaram aqui. Diga que a origem do nome do nosso país vem dessa árvore.
7° Quando a narradora falar sobre a alimentação, pause o vídeo e mostre imagens da mandioca, do milho e de seus derivados. Segue um exemplo:
Seleciona mais algumas.
8° Por fim, no final do vídeo a narradora fala sobre a dança dos indígenas. Mostre um vídeo mostrando como é a dança deles na realidade. Sugiro o vídeo Dança Pataxó, disponível no YouTube, veja o vídeo abaixo:
Busque a todo momento valorizar a cultura, prática e os costumes dos indígenas. Fale com exaltação e animação, dessa maneira as crianças perceberão a importância da valorização da cultura indígena.
Por fim, peça para que eles desenhem o que for do interesse deles sobre a aula ministrada. Estimule a criatividade!
Saiba mais em: