Chuva ácida
Você sabe o que é chuva ácida? Continue lendo para saber tudo sobre esse fenômeno!
O que é chuva ácida? A chuva ácida é um tipo de chuva que, além de água, contém também ácidos como o ácido sulfúrico, ácido nítrico, ácido nitroso, dentro outros.
Esses ácidos são formados em reações químicas que ocorrem entre os gases da atmosfera.
Geralmente, a chuva ácida é mais frequente em locais com muita poluição, já que os gases emitidos para a atmosfera podem ser combustíveis para que as reações químicas que formam esses ácidos aconteçam com mais frequência.
No entanto, a chuva ácida é um fenômeno normal e ocorre também em ambientes em que há pouca ou nenhuma poluição.
A formação desses ácidos é um processo natural, o que se torna preocupante em ambientes mais poluídos é a quantidade de ácidos presentes na chuva ácida.
Qual é o pH da água na chuva ácida?
O nome “chuva ácida” foi dado para esse fenômeno justamente porque os ácidos alteram o pH normal da água, que é neutro e, em condições normais, fica em torno de 7.
A mistura de ácidos na água faz com que esse pH diminua e fique em torno de 4,5. Isso faz com que a água fique ácida, daí chamamos esse tipo de precipitação de chuva ácida.
Como se forma a chuva ácida?
A chuva ácida é formada através da junção da água com outros gases, em sua maioria ácidos.
O gás carbônico (CO2) presente na atmosfera já é responsável por tornar a água da chuva levemente ácida em condições naturais, por isso, quanto mais poluição, mais ácida será a chuva.
Os principais componentes da chuva ácida são óxidos de enxofre e de nitrogênio.
Esses compostos reagem com a água na atmosfera e formam os ácidos durante essas reações químicas, os principais são o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3).
Causas da chuva ácida
A principal causa do aumento das chuvas ácidas são as atividades antrópicas, ou seja, as atividades do homem na Terra.
O aumento no uso de combustíveis fósseis, por exemplo, faz com que a emissão de gases poluentes aumente e, consequentemente, as chuvas ácidas também.
No entanto, causas naturais como as erupções vulcânicas também são responsáveis pela formação das chuvas ácidas.
Consequências da chuva ácida
A chuva ácida é um grande problema, pois pode levar poluentes através das correntes de ar para outros locais, fazendo com que rios e lagos se tornem ácidos também.
Além disso, a chuva ácida pode destruir a vegetação, fazer com que muitas espécies de plantas entrem em extinção, matar animais e acidificar os solos, o que dificulta também a agricultura.
A chuva ácida é capaz de corroer rochas como mármores, calcários e, também de oxidar metais de prédios e outras construções.
Removedor de chuva ácida
Como vimos, a chuva ácida é capaz de danificar metais e corroer estruturas. Por isso, algumas empresas criaram o removedor de chuva ácida para carros, motos, estátuas, etc.
O produto neutraliza o ácido deixado na superfície e minimiza os danos causados pela chuva ácida.
No entanto, a melhor prevenção é não deixar veículos em locais descobertos durante chuvas, principalmente em cidades muito industrializadas.
Veja também: