Quem foi Cristovão Colombo?
Cristóvão Colombo foi um grande navegante, além de cartógrafo. Acredita-se que ele tenha nascido na Itália, em Gênova, no ano de 1451.
Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a chegar nas terras americanas, em 1492. Ele nasceu em meados de 1451, na Itália, provavelmente na cidade de Gênova, onde era navegador e explorador.
Acredita-se que ele tenha vivido mais de nove anos em Portugal, entre os anos de 1476 e 1485. Em 1482, ele viajou com a frota portuguesa e assim, ganhou experiência em navegação.
Além de marinheiro, Colombo também foi um grande cartógrafo. Ele chegou a planejar uma viagem partindo das ilhas Canárias até chegar na ilha de San Salvador (atual Bahamas), em 12 de outubro de 1492.
Descobertas
Depois de uma viagem de cinco semanas, o genovês descobriu a América, que anteriormente era um território habitado pelos indígenas lucaians.
Na segunda viagem, que se iniciou em 1493, ele encontrou as ilhas das Antilhas e Martinica, além da região de Porto Rico.
Em sua terceira excursão, no ano de 1498, alcançou a ilha da Trinidad. Já na sua última viagem, Colombro saiu de Cádiz, em 1502 e alcançou a Jamaica e a Ilha de Pinos, que se encontra nas Honduras.
Legado de Colombo
Cristóvão Colombo morreu em 1506, ainda acreditando que poderia alcançar a Ásia. As autoridades espanholas trataram com entusiasmo suas descobertas.
Dessa forma, essas autoridades fizeram grandes esforços para a exploração e colonização das terras que foram descobertas recentemente.
Para eles, Colombro haveria mesmo descoberto um “Novo Mundo”, como era conhecida a América logo que descoberta.
Curiosidades sobre Colombo
- O navegador foi a primeira pessoa a comprovar que o mundo era redondo.
- Seu nome inspirou o nome do país Colômbia.
- Pedro Álvares Cabral avistou as terras brasileiras oito anos após a descoberta de Colombo.
Veja também: